Vereadora Lucia Antony é a convidada do Chat do Portal Amazônia

Por Nívia Rodrigues


 


MANAUS – A vereadora Lucia Antony (PCdoB) é a convidada do Chat do

O objetivo do projeto, é estipular um mecanismo de controle de ocupação e disponibilidade de leitos existentes. Prevê ainda que a Central funcione 24h, todos os dias, inclusive fins de semana e feriados. Além de ser equipada de forma a permitir o monitoramento, on line, da ocupação dos leitos, e prestar suporte às unidades de saúde, informando-as para onde os pacientes devem ser encaminhados. O chat começa às 14h (horário de Manaus).


 


A vereadora têm ainda cinco projetos em tramitação na CMM, dentre eles, a criação de Centros de Convivência, que propõe espaços públicos específicos que possibilitem a convivência saudável através de prática do desporto, lazer e cultura, além de cursos de capacitação e atualização profissional; a criação de um Centro de Referência da Mulher, cuja finalidade é prestar atendimento social, psicológico, jurídico, além de esclarecimentos e orientações às mulheres em situação de violência, e aos seus filhos, quando necessário.


 


Outro projeto é a criação de uma política de prevenção a doenças ocupacionais do educador, a ser instituída pela Prefeitura de Manaus, com a finalidade de resguardar a integridade física/funcional do professor e de outros profissionais no exercício da função na rede pública municipal de educação.


 


Sobre a convidada


 


Lucia Antony é amazonense, cirurgiã-dentista, formada pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Exerce seu primeiro mandato como vereadora, tendo sido eleita com 3.387 votos. Ingressou na política em 1979 e sempre militou no Partido Comunista do Brasil (PCdoB).


 


Foi líder estudantil e participou na luta contra o regime militar, do movimento ''Diretas Já'', e da conquista da meia passagem de ônibus, em 1980. Fundou e presidiu o Comitê da Mulher Universitária, primeira entidade feminista organizada no Amazonas após o regime militar.


 


Atividades


 


Em 1982, fundou e passou a presidir a União de Mulheres de Manaus, entidade que teve o papel de destaque nas lutas que conquistaram, na década de 80, a creche para os filhos das trabalhadoras nas empresas com mais de 30 mulheres, a rede pública de creches, o Plano de Assistência Integral à Saúde da Mulher, a Licença Maternidade de 120 dias, as Delegacias de Mulheres e a igualdade jurídica na Constituição de 1988.


 


Lucia Antony já foi diretora da CUT e do Sindicato dos Odontólogos, presidente do Sindsaúde/AM, coordenadora regional da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), coordenadora estadual da União Brasileira de Mulheres. Também esteve à frente do ''Movimento Brasil pela Paz'' e é fundadora e membro da Direção Estadual do Partido Comunista do Brasil (PCdoB/AM).


 


Atualmente, ela é presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Manaus (CMM) e vice-presidente da Comissão Especial de Defesa e Proteção dos Direitos da Mulher. Lucia Antony atua também no movimento de mulheres e na área de saúde, sendo fundadora e coordenadora regional da União Brasileira de Mulheres (UBM).


 


Fonte: Portal Amazônia www.portalamazonia.globo.com