Deputada Estadual do PCdoB do Pará realizou Sessão Especial em homenagem ao DIEESE

A deputada do PCdoB do Pará Sandra Batista realizou no dia 26 de abril de 2006, uma Sessão Especial em homenagem aos 50 anos do Dieese, estiveram presentes diversas entidades ligadas ao mundo do trabalho.

Na tarde do dia 26 de abril o mandato da deputada Sandra Batista realizou uma importante Sessão Especial em homenagem aos 50 anos de atividades no Brasil e 20 no Pará do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos (DIEESE). O DIEESE foi criado em dezembro de 1955 como um órgão do movimento sindical para prestar assessoria, através de estudos estatísticos, nas reivindicações dos trabalhadores. Homenagens semelhantes vêm acontecendo em todo o país nas assembléias legislativas e câmaras municipais. Além de dezenas de sindicatos, estiveram presentes na sessão o presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Dr. Luís Albano; o delegado geral da Polícia Civil, Dr. Luís Fernandes Rocha; o auditor fiscal da Justiça do Trabalho e representante da Delegacia Regional do Trabalho (DRT), Sr. José Castilho Levi; o diretor da Central Geral do Trabalhadores do Brasil (CGTB), Sr. Miguel Santos; o Diretor da Central Única do Trabalhadores (CUT), Moacir Martins; além dos representantes do DIEESE, Roberto Sena e Wilson Sodré.
Desde sua fundação o departamento vem acumulando experiência e respeito não só dos trabalhadores, mas da sociedade como um todo. Hoje o DIEESE realiza estudos não só para as reivindicações trabalhistas, mas sobre a variação da cesta básica, tarifa do ônibus, combustível e até do almoço do círio, como foi lembrado na sessão.
Ao falar, o representante da CUT, sindicalista Moacir Martins, lembrou de uma greve que reivindicava aumento de salário para os trabalhadores da construção civil na década de 1980 onde o índice de reajuste proposto pelo DIEESE era menor que o dos órgãos oficiais. “Ainda assim preferimos ficar com o índice do DIEESE, pois sabíamos da importância para os trabalhadores do reconhecimento daquele órgão. Com o objetivo contrário, os patrões queriam dar reajuste pelo índice oficial.”, completou Moacir.
O coordenador técnico do órgão, Roberto Sena, confirmou esse e outros casos dizendo que o DIEESE age com seriedade e não manipula números para agradar essa ou aquela entidade. “Algumas vezes nossos índices são menores que os do governo, mas os trabalhadores acreditam no nosso trabalho e preferem os nossos números”, disse. Sena fez referência ainda ao fato de o governo federal estar conseguindo melhorar o salário dos trabalhadores e outros índices.
O departamento anunciou para breve a inauguração de um escritório em Manaus, no Amazonas. Atualmente o escritório de Belém responde por toda a Região Norte do Brasil. O coordenador político do DIEESE disse ainda que o departamento atua em todo o país e possui atualmente 460 associados, número que considera baixo em relação à quantidade de entidades sindicais existentes no Brasil.
A deputada Sandra Batista, que foi uma das autoras do requerimento de sessão especial e que presidiu boa parte da atividade, disse que o DIEESE contribui na formação da consciência dos trabalhadores e que a homenagem prestada naquele momento pela Assembléia Legislativa era justa. Ela classificou o departamento como uma entidade produtora de conhecimentos e elogiou o esforço de realizar estudos na área que envolve gênero e mundo do trabalho.

 

Fonte Mandato Estadual da Deputada Sandra Batista
(Guto Magalhães)