Suplicy lidera corrida ao Senado em SP, segundo Ibope

Pesquisa realizada entre dias 28 a 30 de abril pelo Ibope indica que, se as eleições para o Senado Federal fossem realizadas hoje, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) seria eleito com 46% das intenções de voto. A mostra indica qu

De acordo com o gerente de Projetos do Ibope Opinião, Mauricio Tadeu Garcia, Eduardo Suplicy consolida sua liderança na corrida ao Senado, elevando em cinco pontos seu desempenho em relação à última pesquisa em 5 pontos porcentuais. Em abril, Suplicy registrou 41% das intenções de voto do Estado. Os índices de intenção de voto do petista são maiores entre os entrevistados mais instruídos e entre os eleitores da capital.

A pesquisa, encomendada pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região (Setcesp) e pela Federação das Empresas de Transportes do Estado de São Paulo (Fetcesp), foi realizada em 63 municípios do Estado de São Paulo, com 1.204 entrevistados de ambos os sexos, com idades acima de 16 anos, de vários graus de instrução e também de atividade. O intervalo de confiança estimado é de 95%, e a margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Serra cai, mas ainda veneceria no primeiro turno

Já na disputa para o governo do Estado de São Paulo, o pré-candidato do PSDB, José Serra, venceria o pleito em todos os cenários, já no primeiro turno.

Na disputa com a petista Marta Suplicy, Serra teria 48% das intenções de voto, contra 18%. Com o senador Aloizio Mercadante (PT), Serra teria 50%, contra 8%. No cenário com o tucano José Aníbal, Marta lidera a corrida com 27% das intenções de voto, contra 3% de José Aníbal.

Apesar de liderar a corrida para o Palácio dos Bandeirantes, José Serra registra em todo o Estado uma rejeição de 15%. A rejeição de Marta é de 31%, de Mercadante, 11%, do peemedebista Orestes Quércia, de 22%, do tucano José Aníbal é de 10%, e do pepebista Paulo Maluf é de 51%. Na apuração dos índices de rejeição entre os eleitores da capital, o Ibope apurou que o ex-prefeito José Serra registra o índice de 23%.

O presidente do Setcesp, Urubatan Helou, destacou que os eleitores de São Paulo ainda não estão muito preocupados com o pleito deste ano. "Quando a pesquisa não é induzida, a eleição ainda não está na cabeça do povo", destacou ele.

Isso porque, na pesquisa espontânea, o índice de entrevistados que votariam em branco ou anulariam o voto e também dos que não sabem ou não opinaram é de 70%. Na pesquisa espontânea, José Serra também registra o maior índice nas intenções de voto, com 14%. Marta Suplicy aparece com 5%, e Mercadante com 1%. Na pesquisa espontânea para o governo de São Paulo, até o pré-candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, aparece com 7%.

De acordo com o gerente de Projetos do Ibope Opinião, Mauricio Tadeu Garcia, Serra venceria todos os cenários no primeiro turno, caso as eleições fossem realizadas hoje, por conta dos percentuais de votos brancos/nulos e não sabe/não opinou, que, no cenário de Serra com Marta, ficou em 21% e no cenário de Serra com Mercadante ficou em 25%. Conforme o número de indecisos, brancos e nulos diminua no decorrer da campanha, diminuem também as chances de Serra vencer a disputa no primeiro turno.

Comparando esses resultados com o da última pesquisa, divulgada no dia 6 de abril, mesmo considerando listas diferentes, pois Paulo Maluf não apareceu na última pesquisa, José Serra está com cerca de 3 pontos percentuais a menos na simulação com Marta Suplicy e cerca de 5 pontos percentuais a menos no cenário com Mercadante. "Porém, nenhum candidato beneficiou-se dessas oscilações, porque houve crescimento nos índices de voto branco/nulo", explicou Maurício Garcia.

Da redação,
com informações das agências