Congresso UJS/Ce – uma nova geração de luta

Sobral, na região norte do estado, viveu um fim de semana diferente. Invadindo a cidade toda a energia positiva, irreverência e rebeldia da galera da União da Juventude Socialista. A tarefa, recebida por todos com alegria, era a d

Sobral, na região norte do estado, viveu um fim de semana diferente. Invadindo a cidade toda a energia positiva, irreverência e rebeldia da galera da União da Juventude Socialista. A tarefa, recebida por todos com alegria, era a de fazer um grande Congresso Estadual da UJS.

No Ceará foram mobilizados ao todo 1.200 jovens e realizados 20 congressos municipais. Ressalte-se que foram eleitas direções municipais nas principais cidades, entre elas Juazeiro do Norte, Sobral, Itapipoca, Aracati, Quixadá, Crato. Todas elas com mais de cem mil habitantes.

O que constatamos é uma grande renovação, o nascimento de uma nova geração que traz como marca a força do interior do estado, que contribuiu com muito mais nomes para a nova direção estadual eleita no congresso. Dos 180 delegados credenciados em Sobral, 140 eram do interior do estado. Percebe-se também o aumento do número de mulheres e de um envolvimento maior das jovens socialistas com a União Brasileira de Mulheres – UBM. A bancada feminina contabilizava cerca de 40% dos delegados presentes. No período de preparação uma plenária de mulheres chegou a ser realizada em Fortaleza.

A abertura, realizada no espaço de convivência da Universidade Vale do Acaraú – UVA, no Campus Betânia, contou com a presença de cerca de 300 pessoas. Compuseram a mesa o ex-prefeito de Santana do Acaraú e ex-deputado estadual João Ananias (PCdoB); representando o mandato do deputado estadual Chico Lopes (PCdoB), seu chefe de gabinete Inácio Carvalho; representando a Secretaria Municipal de Educação, Joan Edesson; representando os professores municipais, Miguel Silva; pelo coletivo de jovens do PT, Verônica Maia; secretário estadual de juventude do PT, Ítalo Beethoven; secretária estadual de juventude do PCdoB, Maria Pereira; Secretário Municipal de Esporte e Juventude de Sobral, Aluísio Arruda e o Pró-reitor de Planejamento da UVA, professor Charles.
No sábado o congresso teve continuidade no Campus Cidao. Durante todo o dia grupos discutiram a tese nacional e à noite, como ninguém é de ferro, foram todos para a festa organizada pela direção local da UJS num clube, com muito reggae, rock e palavras de ordens.

Domingo amanheceu com cara de saudade. Nesse dia a sistematização dos grupos que funcionaram no sábado foi apresentada e votada pelos delegados e logo em seguida a nova direção estadual foi eleita. Foram eleitos também 55 delegados para o Congresso Nacional da UJS, em Brasília. Pautado por polêmicas saudáveis o congresso estadual da UJS conduziu para a presidência da entidade o estudante de História da UFC e ex-diretor da UNE Edílson Cavalcante. Tem pela frente, junto com a nova direção eleita, o desafio de enfrentar um processo eleitoral em que a juventude terá um papel decisivo para a vitória das forças progressistas em nosso país.

No final, uma justa homenagem ao presidente da direção que se encerrava, Marcelão, e a aprovação de algumas moções, entre elas a de apoio às greve dos professores da rede estadual e dos professores da Universidade Regional do Cariri – URCA e uma moção de repúdio pelo ato violento e desrespeitoso que foi a derrubada do monumento em homenagem a João Amazonas em Xambioá – Pará. Foi aprovada ainda, em meio à palavras de ordens entusiasmadas, uma moção de apoio à pré-candidatura de deputado federal Inácio Arruda(PCdoB) ao Senado.

Bonito e cheio de entusiasmo, aguerrido e cheio de cores, descortinando um novo tempo para a entidade e cheio de boas novas, o congresso estadual da UJS/Ce nos dá a medida exata do lindo tesouro que são os jovens socialistas.

Veja a nova direção da UJS/Ce

1. Edilson Cavalcante

2. Camila Silveira

3. Marina Valente

4. Mario Gustavo

5. Gerson Menezes

6. Ivina Carla

7. Dudé

8. Rita de Cássia

9. Rudney

10. Hélio Taveira

11. Damião Teles

12. Jackson Perigoso

13. Zezão

14. Regiane Oliveira

15. Fernanda Cavaleiro

16. Edson

17. Márcia Mesquita

19. Tancredo

20. Diego

21. Roberto dos Santos

22. Aldidenir

23. Elielton Ferreira

24. Samia Siebra

25. Marcelo da Silva

26. David Lino

27. Patrícia Leandro

28. Karlos Patrick

De Fortaleza, Andréa Oliveira