EUA proibem jornalistas e advogados de entrar em Guantánamo

Segundo o sítio estadunidense na Internet, Democracy Now!, o país proibiu temporariamente a entrada de jornalistas e advogados na prisão militar na Baía de Guantánamo. A informação está no último informe em


 

O informe afirma que na quarta-feira, 14, um grupo de jornalistas foi obrigado a abandonar a ilha por uma diretiva do Pentágono. Um porta-voz do Pentágono disse que se ordenou aos jornalistas que se retirassem após queixas por parte de outros meios de comunicação de que lhes era negado o mesmo acesso.

 

Os jornalistas realizaram uma cobertura no sábado após o suicídio de três detidos. Dita cobertura incluía entrevistas com os advogados dos detidos, que criticaram o modo com o qual seus clientes foram tratados.

 

O sítio também afirma que o Pentágono proibiu a advogados que representam a detidos de Guantánamo que visitem a seus clientes na prisão. Uma advogada que representa a um grupo de detidos disse que informaram a ela que a proibição será a partir de segunda-feira, 19. Advogados criticam a Forças Armadas estadunidenses por não informar sobre suicídios de seus clientes que ocorreram há três dias.

Fonte: Adital