Começa consulta preparatória para Fórum Social Mundial 2007

O 7º Fórum Social Mundial (FSM), marcado para Nairóbi (Quênia), de 20 e 25 de janeiro de 2007, tem diante de si o desafio de ser ainda mais ligado às ações concretas para construir o “outro mundo possível”

O que se busca é realizar efetivamente um dos seus objetivos finais, explicitado na sua Carta de Princípios: "O Fórum Social Mundial é um espaço aberto de encontro para o aprofundamento da reflexão, o debate democrático de idéias, a formulação de propostas, a troca livre de experiências e a articulação para ações eficazes".

Por isso é que está sendo lançada uma consulta preparatória. A iniciativa busca continuidade a uma opção metodológica que começou a ser adotada em 2004 para preparar o Fórum de 2005, visando aprimorar a “arquitetura” do evento e do processo. Seu resultado foi a definição, nesse Fórum, de 11 áreas temáticas, nas quais se desenvolveram as 2.000 atividades nele realizadas – todas autogestionadas, o que correspondeu a outro avanço em relação aos fóruns anteriores.

Mas a consulta de 2004 tinha um caráter temático. Na consulta atual, quer-se dar um passo adiante. O que agora se pede é a indicação de ações, campanhas e lutas em que as organizações estejam empenhadas.

A proposta é de organizar o 7º. Fórum em torno dessas ações, campanhas e lutas, aglutinando, nos diferentes espaços do Fórum, atividades vinculadas, assim como as atividades que não tenham vínculos diretos, mas ao menos afinidades temáticas.

Com isso se tornarão mais visíveis as ações concretas que nasceram no processo do Fórum ou que deram continuidade ou mais densidade a outras que se desenvolviam antes ou fora dele, bem como seus resultados políticos efetivos. E se estimulará a que avancem as articulações entre nossas organizações, na luta pela construção de uma sociedade justa, igualitária, respeitadora da diversidade, solidária, democrática, participativa e sustentável.

Essa proposta e a realização da consulta preparatória foram aprovadas pelo Conselho Internacional do FSM, a partir de sugestão de sua Comissão de Metodologia, em sua reunião realizada em março deste ano em Nairóbi. Buscou-se simplificar ao máximo as questões colocadas no questionário, para facilitar a resposta. Quanto mais rápida for, melhores condições haverá de preparar adequadamente o Fórum de 2007. A data limite para enviar respostas é 30 de julho de 2006.