Convenção Estadual reedita Frente Alternativa e acerta 8 nomes para compor chapa

Por unanimidade, Convenção Estadual delega a Comissão Política o estudo e a aprovação de nomes para compor chapa proporcional e Ato Político reedita Frente Alternativa para disputar o governo do es

A Convenção Eleitoral do PCdoB goiano superou as estimativas de público, reunindo 310 delegados representando 36 municípios do Estado, neste domingo, dia 25 de junho na Assembléia Legislativa. Um ato político que ocorreu por volta de meio dia, contou com a presença de lideranças das esferas político-partidárias do estado e com representantes dos movimentos sociais. Além de Altamiro Borges, dirigente nacional do Partido Comunista do Brasil, do presidente Estadual do PCdoB Aldo Arantes, do Deputado Estadual Fábio Tokarski (PCdoB), dos secretários do regional e de mais de 30 presidentes do diretórios municipais espalhados pelo estado, participaram do evento o Deputado Federal Barbosa Neto (PSB), o vice-presidente regional do PT Valdi Camárcio, a Deputada Estadual Isaura Lemos e o Vereador Euler Ivo (ambos do PDT). Estiveram presentes também representantes da Fetaeg, MST, CUT, CSC, Conan, Aduf, Sintufg, Sinjufego, UBM, CPM, Dieese, UJS, UEE e DCE/UFG e UCG.

Nos discursos destas autoridades foi frisado a importância do PCdoB para a história do país, e de Goiás. Foi elogiado também a forma que o presidente do PCdoB em Goiás conduziu as negociações na busca de alianças para esta eleição no estado. “Como o apoio na formação de uma chapa representativa para trazer uma forma diferente de governar o Estado com unidade e com vontade de trabalhar”, disse Valdi Camarcio, vice-presidente do PT de Goiás se reportando a Aldo Arantes. O assunto mais citado no Ato Político foi a reedição da Frente Alternativa, ou seja, o ressurgimento de conversações sobre a formação de uma chapa que alie os partidos de esquerda para disputar o governo do Estado. Essa possibilidade de retomada da discussão da Frente Alternativa foi afirmada nos discursos de Barbosa Neto e de Valdi Camárcio.

Com previsão de lançar o nome do deputado federal Barbosa Neto (PSB) ao governo de Goiás, com o ex-deputado estadual Valdi Camarcio (PT), para a vice, e o presidente do PCdoB, Aldo Arantes para o Senado, a possibilidade dessa chapa foi aclamada pelos comunistas na Convenção.

Os principais representantes das entidades sociais que estiveram presentes também parabenizaram o Diretório Regional pela atuação que vem tendo na busca de um amplo palanque para Lula no Estado. Na Convenção os principais temas debatidos foi a campanha para a reeleição de Lula, a tentativa de atingir a Clausula de Barreira, e a busca de uma chapa proporcional agregando os nomes das principais lideranças comunistas no estado. Os delegados votaram, por unanimidade, pela continuidade de negociação de nomes e que estes fossem estudados e aprovados pela Comissão Política do Regional.

Entretanto, foi defendido o nome do Deputado Estadual Fábio Tokarski para representar o estado na Câmara Federal e para manter a cadeira na Assembléia Legislativa foram defendidos os nomes de Lúcia Rincón, professora da UCG, representando Goiânia, Edinon Cândido Vieira e Edmar da Silva ambos de Itumbiara; Carlos Magno Fonseca, de Cidade Ocidental; Cléber de Souza Araújo, de Planaltina de Goiás; Gilmar, de Águas Lindas e Wilson Ferreira, de Aragarças.

Segundo a Comissão Política do regional, a massiva participação de comunistas no processo de Convenção Eleitoral teve um grau de unidade em torno do pensamento político e qualidade nas discussões em torno do melhor projeto político eleitoral para o PCdoB no estado.

 

Eliz Brandão
Secretária de Comunicação
PC do B – Goiânia