Governo quer clareza sobre regras eleitorais

Os ministros das Relações Institucionais, Tarso Genro, e da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, se reunirão com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Marco Aurélio Mello, nesta quarta-feira (28), para dis

Os ministros querem saber do TSE os limites de atuação do presidente Lula durante a campanha à reeleição. O encontro foi definido em reunião do grupo de coordenação política, no Palácio do Planalto, quando foi discutida a elaboração de uma portaria com as regras de conduta no Palácio do Planalto, durante o processo eleitoral.

O governo quer saber exatamente como deve fazer a diferenciação entre a programação do Lula presidente e do Lula candidato à reeleição, para afastar a imagem de que o governo estaria usando a máquina administrativa para a campanha.

Na segunda-feira (26), os partidos políticos foram os TSE pedir aos ministros do Tribunal mais clareza sobre as novas regras eleitorais. Até a quarta-feira da próxima semana, o Tribunal analisará a lei 11.300/06, conhecida como minireforma eleitoral. Entre os principais pontos a serem esclarecidos, estão os que dizem respeito às formas de financiamento e de propaganda consideradas regulares. Muitos partidos consideram algumas das novas regras confusas e algumas até inconstitucionais.

Com agências