Congresso peruano ratifica TLC com EUA

O Congresso do Peru oficializou ontem a ratificação do Tratado de Livre Comércio (TLC) com Estados Unidos. Agora se espera que o Legislativo do país faça o mesmo o quanto antes.  A norma leva a assinatura do president

O acordo encontrou uma forte oposição de diversos setores sociais que na última quarta-feira protagonizaram uma gigantesca marcha pelas principais artérias do centro de Lima. Durante a mobilização, que percorreu o centro da capital até a frente do Legislativo, os mais de 2 mil participantes chamaram de traidores os 79 parlamentares que apoiaram a medida.

 

A marcha também significou uma clara advertência ao presidente eleito, Alan García, do Partido Aprista Peruano (Apra) a que cumpra sua promessa de campanha de revisar o TLC se for aprovado pelo atual Congresso. Os participantes reforçaram seu rechaço contra Toledo, os congressistas, o Poder Judicial e García, a quem diziam: "Alan chateou o povo, já saiu".

 

A marcha, que transcorreu sem incidentes, esteve vigiada muito de perto por um forte dispositivo policial armado de porretes, gases lacrimogêneos, fuzis com balas de borracha e apoiado por carros com jatos d'água. "Toledo e Alan, a mesma porcaria", coreava outro grupo vestido com máscaras do ex-candidato à Presidência Ollanta Humala, que não participou por estar em situação pré-operatória – ele está sendo operado hoje da vesícula.

 

"Com esta mobilização se levanta o povo contra a opressão", expressou o presidente da Coordenadora Nacional de Luta contra o TLC, Antolín Huascar, que exigiu deixar sem efeito o acordo que afetará o agronegócio peruano. "A luta continuará até recuperar a dignidade porque com o TLC perderemos nossa soberania e por isso declaramos traidores a Toledo e seus ministros da Agricultura (Manuel Manrique), e do Comércio Exterior (Alfredo Ferrero)", disse.

 

Ele lembrou que no próximo dia 4 de julho iniciarão uma paralisação nacional agrária por tempo indefinido e advertiu também que qualquer ato de violência que ocorra nas marchas será claramente responsabilidade do governo. O texto denominado Acordo de Promoção Comercial Peru-Estados Unidos, assinado na cidade de Washington no último dia 12 de abril, contou com orientações das comissões do Comércio Exterior e de Relações Exteriores do Legislativo.

 

Previamente foram aprovados quatro projetos de lei para garantir as compensações ao agronegócio nacional, a fim de estabelecer uma base legal que permitirá ratificar o tratado, pendente de ratificação por ambas câmaras do Congresso norte-americano.

 

Da Redação

Com agências.