Daniel Ortega lidera pesquisas na Nicarágua

A cinco meses das eleições presidenciais na Nicarágua, o candidato da Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN), Daniel Ortega, lidera as pesquisas com 23% das intenções de voto. O dad

Segundo a pesquisa, realizada pela agência CID-Gallup entre 16 e 23 de junho passado. em segundo lugar está o candidato da dissidente Aliança Liberal Nicaraguense (ALN), com 17%, que caiu cinco pontos percentuais. Outro que também decaiu na preferência do eleitorado foi o ex-prefeito da capital Managua, Herty Lewites, que é candidato do também dissidente Movimento Renovador Sandinista (MRS). Ele está na terceira posição, com 15%.

 

No quarto lugar, aparece o candidato do Partido Liberal Constitucionalista (PLC), José Rizo, com 11%. A quinta opção eleitoral representada por Edén Pastora, do movimento evangélico Alternativa para a Mudança, nem sequer aparece mencionada na sondagem.

 

Segundo o resultado, nenhum dos candidatos ganharia as eleições gerais de 5 de novembro no primeiro turno porque para isso precisam contar com 35% dos votos válidos. A pesquisa ouviu 1.180 mil pessoas maiores de 16 anos e com uma margem de erro de 2,8%. A FSLN é o partido político de preferência entre os nicaraguenses, seguido do PLC.

 

Da Redação