Lula lança campanha hoje em São Bernardo, com frango e polenta

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inicia hoje oficialmente sua campanha pela reeleição hoje às 20 horas. A cidade escolhida foi São Bernardo, o centro fabril da Grande São Paulo onde Lula iniciou sua trajetória como sindicalista, enfrentando a ditadu

O mega-restaurante, com capacidade para tanta gente, tem como especialidade o frango com polenta. O São Judas fica no bairro do Demarchi, próximo da unidade da Volkswagen em São Bernardo — maior fábrica do país. Quando Lula foi preso pela ditadura, devido à greve de 1980, um dos sócios do São Judas, Laerte Demarchi (cuja família deu nome ao bairro), ia visitá-lo quase diariamente, levando uma marmita com frango à passarinho e polenta frita.


 


Convites se esgotaram em São Bernardo


 


São esperados líderes dos partidos da coligação A Força do Povo — PT, PCdoB e PRB — e também de outras áreas políticas que apóiam a reeleição. Os convites para o jantar foram vendidos, a R$ 200 cada, visando arrecadar dinheiro para a campanha. Se todos os convites forem vendidos, o lucro bruto será de aproximadamente R$ 495 mil.


 


O presidente municipal do PT de São Bernardo, José Albino, está otimista com o comparecimento, informa o Diário do Grande ABC. “Vem gente de todo  lugar”. Ele diz que a cota de 200 convites que tinha de vender acabou na terça-feira. Quarta-feira pediu mais um lote. A contabilidade do jantar será disponibilizada em agosto no site da Justiça Eleitoral, conforme as normas mais rígidas desta primeira campanha pós-“mensalão”.


 


Uma cidade que tem história


 


A cidade e o restaurante São Judas têm um lugar na história política de Lula. Foi no São Judas que um encontro de sindicalistas planejou a fundação do PT, em 1980. O lançamento da primeira candidatura À Presidência em 1989, foi na festa do 1º de Maio, no Paço Municipal de São Bernardo. A campanha presidencial vitoriosa de 2002 também começou no centro da cidade, com a inauguração do comitê eleitoral na Rua Marechal Deodoro; daquela vez, Lula venceu o tucano José Serra em todos os sete municípios da região do ABC Paulista.


 


Depois de eleito, o presidente manteve um apartamento na cidade onde morou a maior parte de sua vida. É onde ele prefere descansar com a família, quando a agenda permite. A alternativa — o sítio “Los Fubangos” –, fica também em São Bernardo, perto da Represa Billings, na parte rural do Distrito de Riacho Grande.


 


Com Diário do Grande
ABC
e agências