Procon realiza capacitação para defesa do consumidor

Foi realizado nos dias 27 e 28 de Julho, no Museu de Artes Assis Chateaubriand em Campina Grande, o 34º Curso de Capacitação para agentes fiscais e técnicos da defesa do consumidor.

O evento reuniu mais de 80 profissionais que atuam na área e vieram de toda a Paraíba (João Pessoa, Campina Grande, Patos, Sousa, Cajazeiras e Cabedelo), além de outros estados vizinhos, como Rio Grande do Norte e Alagoas.



Foram dois dias de intensa discussão sobre os temas mais atuais da defesa do consumidor em que os técnicos dos Procon’s debateram e trocaram experiências, sempre dirigidos pelo Dr. Fabrício Missorino, do Ministério da Justiça.



O painel mais polêmico foi o tema da responsabilidade pelo vício no produto já que no momento é a reclamação mais freqüente nos Órgãos de Defesa do Consumidor.



Na opinião da coordenadora do Procon, Glauce Jácome, o evento foi um momento de extrema importância e contribuiu para elevar o conhecimento de quem atua diariamente na defesa do consumidor e promove a cidadania, além de demonstrar o valor do Procon na sociedade atual. 



SISTEMA ESTADUAL DE DEFESA DO CONSUMIDOR


 
Paralelo ao Curso, os Procons Municipais de João Pessoa, Campina Grande, Patos, Sousa, Bayeux e Cabedelo e o Procon Estadual se reuniram, no dia 28, para tratar das reclamações mais freqüentes feitas pelos consumidores na Paraíba e definir ações conjuntas para o fortalecimento da defesa do consumidor no estado.



Entre os temas abordados, os dirigentes trataram em especial sobre o grande número de reclamações de vícios nos celulares, contudo sinalizaram positivamente sobre a quantidade de casos resolvidos em audiências nos Procons.



Também decidiram realizar uma reunião com a CELB/SAELPA, tendo em vista as reclamações que vêm chegando ao setor de atendimento dos órgãos de defesa sobre o corte indevido e sobre as informações deficientes prestadas pela concessionária de serviço público. A reunião ficou agendada para o dia 14 de Agosto em Cabedelo, nesta oportunidade os Órgãos ainda tratarão de outros temas relacionados à defesa do consumidor.