Publicado 10/08/2006 11:28 | Editado 04/03/2020 17:23
Jornal do Tocantins
Agenda dos candidatos Marcelo Miranda visitou Alto Lindo, município de Itacajá; hoje grava programa eleitoral. Siqueira se reuniu com cerca de 300 empresários em Gurupi; hoje estará em Paraíso. Leomar Quintanilha participa dos trabalhos da CPI dos Sanguessugas. Elísio visita Aliança e Paraíso e o Sindicato dos Empresários do Comércio de Palmas. Capitão Azevedo fica em Palmas.
Petistas com Siqueira Cerca de 20 representantes do PT de 15 municípios do Norte do Estado oficializaram o movimento Articulação de Esquerda Pró-Siqueira. O encontro aconteceu na noite de ontem, no escritório do candidato, em Palmas. Segundo José Guimarães, filiado ao PT há 19 anos e que já pediu licença do partido, o motivo de adesão foi uma decepção com o atual Governo, ao qual não declarou apoio ao PT na disputa majoritária e insatisfação com a chapa PCdoB/PT. Siqueira Campos, frisou que, apesar de não ser de esquerda, é reformista. “Vocês vêm ao meu encontro num momento em que liderança é a moeda de mais alto valor no processo eleitoral. Se quiserem mudar a dura realidade social do Estado, é comigo. Desculpem o pretensiosismo”, disse o candidato.
Kátia na TV A candidata ao Senado reafirmou seu compromisso com a agricultura durante o programa Bom Dia Tocantins, da TV Anhanguera. Mostrou-se a favor da fidelidade partidária e à cláusula de barreira. Hoje o programa foi com o candidato ao Senado, Célio Moura (PT).
Relação do TCU tem cinco tocantinenses Cinco ex-gestores públicos do Tocantins que estão na lista negra do Tribunal de Contas da União (TCU) se candidataram para participar da eleição deste ano. Carlos Walfredo Reis (PPS), Dagmar Porto (PMDB), Izidório de Oliveira (PSDB), Raimundo Sampaio (PP) se candidataram a deputado estadual e Moisés Avelino (PMDB) disputa cargo de deputado federal.
Agenda 45 A UT está programando a agenda 45, que começará seus compromissos 45 dias antes da eleição, justamente quando se inicia o programa eleitoral no rádio e na TV.
Sadi prejudicado Sadi Cassol pode estar dando adeus à campanha do candidato do PCdoB ao Governo, senador Leomar Quintanilha. Sadi afirmou ontem que o trabalho na coordenação-geral da campanha de Leomar está prejudicando suas funções de secretário do Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia de Palmas. Lembra-se que Sadi Cassol, como suplente ao Senado, era cotado para assumir a vaga de Leomar Quintanilha no Congresso? O assunto ficou quente e até foi confirmado por pessoas bastante próximas a Leomar. Mas depois esfriou e hoje Leomar não dá a menor pinta de que deixará o cargo no Senado durante a campanha eleitoral.
Maioria dos cursos com conceito médio O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), realizado em 2005, revelou que 17 dos 35 cursos de universidades do Tocantins obtiveram conceito três (médio), numa escala de um a cinco. A região Norte teve o índice de avaliação mais baixo do país. Doze cursos receberam nota 1 e 2, abaixo da média. E apenas dois cursos obtiveram conceito 4 (alto).
Norte e Centro-Oeste têm destaque no Ipea Mais da metade do emprego formal do Brasil está no Sudeste. A informação é do estudo do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea) Brasil, o Estado de Uma Nação – Mercado de Trabalho, Emprego e Informalidade, que aponta uma mudança nesse quadro: as regiões Norte e Centro-Oeste indicaram as maiores taxas de crescimento de postos com carteira assinada, de 62% e de 60%, respectivamente, impulsionadas pela expansão das fronteiras agrícola e a conseqüente alavancagem da atividade comercial. Os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) comprovam o crescimento. No Tocantins, por exemplo, a partir de 1999 houve crescimento contínuo nos números (em 99, 19.261 admissões; em 2005, 42.363)
Festa da melancia em Formoso Para comemorar os bons números e a boa colheita da melancia neste ano, os produtores de Formoso do Araguaia, realizam, de hoje a sábado, a IV Festa da Melancia.
Cadê a comida? O Restaurante Comunitário da região Norte de Palmas, cujo preço da refeição é de R$ 1,00, estaria fechando antes do horário por falta de comida. A prefeitura de Palmas diz não ter conhecimento do problema.
clebertoledo.com.br
Agenda dos candidatos Elísio Gonçalves (PSOL) vai a Aliança do Tocantins, Paraíso e Palmas. Marcelo Miranda (PMDB) grava programa eleitoral. Leomar Quintanilha (PCdoB) participa dos trabalhos da CPI dos Sanguessugas. Capitão Célio Azevedo (PSDC) define os programas eleitorais de rádio e televisão. Siqueira Campos (PSDB) vai a Paraíso.
Visão pesquisa deputados O candidato a deputado estadual Paulo Roberto Ribeiro (PFL) foi o mais citado na pesquisa feita pelo Instituto Visão/O Jornal em Taguatinga, Tocantinópolis, Araguaçu e Palmas. Paulo Roberto, 4,69%; Fabion Gomes (PL), 3,33%; Solange Duailibe (PT), 2,22%; Valdo (2,22%). Para deputado federal, o mais citado foi o ex-prefeito de Tocantinópolis José Bonifácio (PP), 4,57%. Em seguida vem a ex-prefeita de Palmas Nilmar Ruiz (PFL), 3,58%; ex-secretário de Segurança Pública, Júlio Resplande (PMDB), 1,85%; ex-governador Moisés Avelino (PMDB), 1,85%; Pastor Amarildo (PSC), 1,48%; Freire Júnior (PSDB), 1,23%.
Sensus/Faciet pesquisa deputados A pesquisa Sensus/Federação das Associações Comerciais e Industriais do Estado do Tocantins (Faciet) apurou os candidatos a deputados estadual e federal mais lembrados pelo eleitor. Os nomes muitas vezes aparecem errados porque a pesquisa foi espontânea e o eleitor revelou seu candidato sem se preocupar com a grafia. Outra situação é que, pela desinformação, o eleitor citou nomes de candidatos a outros cargos. Cinco mais citados para deputado federal: Osvaldo Reis (PMDB), Moisés Avelino (PMDB), José Bonifácio (PP), Santana (PT), Freire Júnior. Cinco mais citados para deputado estadual: Antoniel Andrade (o eleitor quis dizer Otoniel Andrade), Júlio Coimbra Júnior (o eleitor quis dizer Júnior Coimbra), Valuar Barros, José Viana, César Halu (o eleitor quis dizer César Halum).
Candidato da UT apóia Marcelo O vereador de Pedro Afonso, Constantino Lopes Guimarães (ex-PSB), desistiu de sua candidatura a deputado estadual pela UT para apoiar a reeleição. Filiou-se ao PMDB.
Abadia defende direitos da mulher A candidata a deputada estadual pelo PMDB, Abadia Sales, diz que o Tocantins carrega antigos preconceitos. “Precisamos criar mecanismos para melhorar a situação da mulher tocantinense.”, disse, acrescentando que a idéia é ter um órgão estadual especializado no atendimento a mulher.
Candidato x PMDB O candidato a deputado estadual do PMDB Márcio Pinheiro classificou de “perseguição política” o processo ético-disciplinar aberto contra ele pela executiva regional do partido. “Não conseguiram atingir meu pai (o prefeito de Itapiratins, Adeuvaldo de Souza Rodrigues, PFL), então, querem agora me atingir”, afirmou o candidato. Ele é acusado por dois peemedebistas de Itapiratins – Valmir Alves de Miranda e Rita Correia da Silva – de estar fazendo campanha para Siqueira Campos.
Lelis contra taxa de iluminação O vereador Marcello Lelis (PV), candidato a deputado estadual, tem mais de 2 mil assinaturas contra a taxa de iluminação pública em Palmas.
Câmara de Palmas comemorou Dia do Estudante Sessão solene homenageou os estudantes. Estiveram presentes os presidentes dos DCEs da UFT, Emival Dalat, do Centro Luterano Universitário de Palmas (Ceulp/Ulbra), Jaime Júnior, do Objetivo, Valdinei Pinto, do Diretório Acadêmico da Unitins, Moisemar Marinho, da Fapal, Elvis Miranda, o diretor da UNE Bruno Elias e representantes da Secretaria da Juventude (Sejuv).
Estudante Parlamentar O presidente do DCE do Ceulp/Ulbra, Jaime Machado Júnior lançou o projeto Estudante Parlamentar, que contará com a participação dos estudantes na Câmara e na Assembléia Legislativa do Tocantins. “Os estudantes vão avaliar os projetos apresentados e ao final de cada semana vão avaliar os melhores e os piores, os resultados serão divulgados no site e no jornal do DCE da Ulbra”, explicou Jaime.
Desagravo a Júlio Solimar A OAB-TO realiza sexta-feira Sessão Pública de Desagravo ao advogado Júlio Solimar, membro da Comissão V Concurso de Juiz Substituto do Tocantins, acusado de extravio de provas, o que ocasionou a suspensão do certame no dia 20 de julho.
Correio Braziliense
Quem votará o relatório (da CPI dos Sanguessugas) SENADORES Bloco PSDB-PFL Arthur Virgílio (AM) Juvêncio da Fonseca (MS) Sérgio Guerra (PE) Demóstenes Torres (GO) Efraim Morais (RN) Romeu Tuma (SP) Paulo Octávio (DF) Bloco (PT-PSB-PL) Eduardo Suplicy (SP) Sibá Machado (AC) Ideli Salvatti (SC) PMDB Amir Lando (RO) Geovani Borges (AP) Valdir Raupp (RO) Wellington Salgado (MG) PTB Antônio João (MS) PSol Heloísa Helena (AL) PDT Jefferson Péres (AM) PCdoB Leomar Quintanilha (TO) DEPUTADOS PT Antônio Carlos Biscaia (RJ) Iriny Lopes (ES) Paulo Rubem Santiago (PE) PMDB Albérico Filho (MA) Chicão Brígido (AC) Lupércio Ramos (AM) Bloco PFL/PRONA Betinho Rosado (RN) José Carlos Aleluia (BA) PSDB Carlos Sampaio (SP) Luiz Carlos Hauly (PR) PP João Pizzolatti (SC) Herculado Anghinetti (MG)