Sem categoria

Jandira Feghali (PCdoB-RJ) amplia vantagem para o Senado

A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB) segue liderando a disputa por uma cadeira do Senado no Rio, segundo pesquisa divulgada pelo Datafolha nesta quarta-feira. Jandira está com 21% das intenções de voto, contra 20% que ela tinha na última pesquisa, f


Os votos brancos e nulos caíram de 17% para 15% e os indecisos subiram de 27% para 33%. A pesquisa do Datafolha foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal ''Folha de São Paulo'' e ouviu 1.246 eleitores em 34 municípios do estado entre os dias sete e oito de agosto.


 


Disputa para o governo


 


O Datafolha também divulgou nesta quarta a pesquisa para governador do estado.


 


O candidato do PMDB, Sérgio Cabral Filho, segue liderando a disputa majoritária. De acordo com o instituto de pesquisa, não é possível dizer que Cabral venceria no primeiro turno, em razão da margem de erro, de três pontos percentuais. O número de indecisos permanece estável.


 


Cabral tinha 41% das intenções de voto na pesquisa divulgada em julho e agora tem 42%. Em segundo lugar Marcelo Crivella, do PRB, tinha 20% em julho e caiu para 19%. Denise Frossard, do PPS (9%), e Eduardo Paes, do PSDB (3%), mantiveram os índices da pesquisa anterior. O candidato do PT, Valdimir Palmeira, subiu de 1% para 2%, mesma variação de Luis Novaes, do PSDC.


 


O número de votos brancos e nulos se manteve estável em 9%. Os indecisos caíram de 12% para 11%.


 


Assim, Cabral teria 53% dos votos válidos. com a margem de erro de 3%, poderia chegar a 50%. Para um candidato se eleger no primeiro turno ele precisa de metade dos votos válidos mais um.


 


Cabral venceria Crivella ou Frossard no segundo turno


 


O Datafolha voltou a perguntar em quem os eleitores votariam em um possível segundo turno entre Sérgio Cabral e Marcello Crivella. Em julho Cabral tinha 54% e subiu em agosto para 56%. Crivella manteve 29% dos votos.


 


Pela primeira vez, o instituto apresentou a opção de um segundo turno entre Cabral e Denise Frossard. Neste caso, o candidato do PMDB teria 61% dos votos, contra 22% da candidata do PPS. A margem de erro da pesquisa também é de 3%.


 


A pesquisa do Datafilha foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal ''Folha de São Paulo'' e ouviu 1.246 eleitores em 34 municípios do estado entre os dias sete e oito de agosto.


 


Fonte: Globo Online