Chávez pede transição democrática para os EUA

O presidente venezuelano Hugo Chávez disse nesta sexta-feira (11/8) que o atual governo dos Estados Unidos é “tirânico e ditatorial”. A declaração surgiu em resposta a um comentário do chefe da diplomacia norte-americana para a América Latina, Tom Shannon

“Uma vez mais a Casa Branca se refere a nós por meio de agressões. Os Estados Unidos desejam que a Venezuela se some aos chamados por uma democracia em Cuba. Mas eu já me somei há tempos aos que desejam ver uma democracia nos Estados Unidos”, afirmou Chávez, durante um ato com militares em Caracas.



Chávez também fez comentários em relação ás atitudes tomadas pelo presidente George W. Bush nos últimos anos. “Nos Estados Unidos não manda nenhum governo democrático, e sim uma máfia imperialista, genocida, fascista e assassina, que aplica uma política tirânica e ditatorial contra seu próprio povo, não respeita os direitos humanos e a liberdade de expressão, além de perseguir, acusar e manipular seus cidadãos”, completou.



Sem invasões



Chávez defendeu que os Estados Unidos abram mão de sua política de não respeitar a soberania de outros povos. “Que eles não invadam outros povos, que não bombardeiem cidades, que não matem mais crianças e mulheres inocentes, como estão fazendo neste momento no Iraque”, pediu.



Durante a cerimônia militar, o presidente venezuelano afirmou que o Exército de seu país está muito próximo de chegar à marca de um milhão de soldados. “Todos preparados e equipados para defender nosso país, caso o império cometa a loucura de invadir a Venezuela”, afirmou.