Granma: Recuperação de Fidel evolui rapidamente

A página na internet do diário oficial cubano Granma estampa uma notícia que corrobora as informações de que o presidente Fidel Castro segue em plena recuperação. Segundo as informações publicadas, a fisioterapia tem feito muito bem ao Comandante, que tem

O Granma reproduziu o relato de uma pessoa bem próxima a Fidel, após este ter feito uma visita ao presidente na manhã deste sábado (12/8). “O caguairán se levantou”, disse a fonte do diário cubano, referindo-se a uma típica árvore do país, conhecida por sua madeira extremamente dura, ideal para móveis de longa durabilidade.


Ainda segundo o visitante, que foi ao encontro de Fidel para despachar assuntos de governo, após receber um pouco de fisioterapia, o presidente andou em seu quarto e, em seguida, sentado em um sofá, conversou de modo animado sobre diversos assuntos.


80 anos


A boa notícia vem a público na véspera do aniversário de 80 anos de Fidel. Em Cuba, uma série de festejos estão programados, apesar da recomendação do próprio presidente para que a comemoração fosse adiada por algum tempo.


A festa deverá começar já no sábado, quando dezenas de músicos cubanos se apresentarão na Tribuna Antiimperialista José Martí, em Havana. À meia-noite, os artistas deverão cantar “Feliz Aniversário” para Fidel.


Muitos no país ainda esperam que o presidente apareça em público no domingo. O líder foi visto em público pela última vez em 26 de julho. Cinco dias depois, transferiu o poder temporariamente a seu irmão, Raúl, para submeter-se a uma cirurgia no intestino. Desde então, nenhum dos dois apareceu em público.