Mobilização defende inclusão social das mulheres e reeleição de Lula

Mulheres em apoio às reeleições do presidente Luis Inacio Lula da Silva e Eduardo Braga reúnen-se no dia de hoje às 18h no Stúdio 5 como parte do movimento nacional chamado Caminhada Lilás.

Manaus entra para o Dia Nacional de Mobilização da Mulher, um movimento que pede igualdade e a inclusão social da mulher. Tradicional nas campanhas do PT, tornou-se suprapartidário, reunindo lideranças femininas que apóiam a reeleição do presidente Lula. Na Capital do Amazonas, o evento tem concentração no Studio 5, às 18h desta quarta-feira (dia 13), onde a candidatura à reeleição do governador Eduardo Braga também receberá apoio do movimento.



            Em todo o País, a expectativa é que o encontro reúna 100 mil mulheres ao longo desta semana, 40 mil a mais que em 2002. Participam ainda sindicatos, instituições de defesa dos direitos da mulher, líderes comunitários e políticos com histórias ligadas a causa.



            Foram convidadas  para o evento na qualidade de militante do movimento de mulheres a deputada Vanessa Grazziotin , uma das mais atuantes da Câmara Federal e que apóia a reeleição do presidente Lula. “A luta pelos direitos das mulheres na sociedade é de todo dia e neste governo temos tido grandes avanços” e a vereadora Lúcia Antony, uma das mais ardorosas militantes da causa das mulheres e defensora destas na Câmara Municipal de Manaus.



            Vanessa se refere à criação da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres e a aprovação do projeto de lei que coíbe a violência doméstica e familiar contra a mulher. “Hoje é fácil apoiar Lula. Ele mostrou que é capaz de governar com competência. Difícil foi pedir voto para ele em 2002, como fizemos, quando a oposição tentava desqualificá-lo por ser operário”, lembra.


 


            Mobilização


            Socorro Carioca, da equipe de mobilização do evento, afirma que a previsão é que 2,5 mil pessoas participem do encontro em Manaus. “Foram convidados estudantes, sindicalistas, ONGs, mulheres em geral”. De entidades do movimento de mulheres estão confirmadas as participações de representantes da Articulação de Mulheres do Amazonas (AMA) e União Brasileira de Mulheres (UBM).



            O movimento de mulheres pró-Lula começou ontem, terça-feira (dia12), com caminhada em São Paulo. Chamada de Caminhada Lilás, a marchar pediu igualdade e inclusão da mulher na sociedade. O ponto alto da mobilização nacional acontecerá no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira. Uma caminhada com 5 mil mulheres terminará em um ato público com a presença do presidente Lula.



            
De Manaus,
Hudson Braga.