Pistoleiros do deputado José Janene agridem sem-terra em fazenda

A ONG (Organização Não-Governamental) Terra de Direitos enviou na semana passada ofício à Ouvidoria Agrária Nacional e à Secretaria de Segurança Pública do Paraná relatando a ocorrência de agressões contra as 200 famílias acampadas na Fazenda Três Jota, e

Segundo as famílias acampadas, existem vários pistoleiros armados na propriedade de Janene, que tentam impedir o acesso à fazenda e fazem perseguições e intimidações aos lavradores. De acordo com a ONG, o mais recente episódio aconteceu na terça-feira (03/10), quando pai e filho saíram de carro da área da fazenda e foram seguido por pistoleiros, que deram a ordem para que parassem na rodovia. A ordem não foi obedecida, e os pistoleiros teriam feito disparos contra o veículo, atingindo a roda dianteira.


 


Em todos os casos, segundo a ONG, foi registrado Boletim de Ocorrência na delegacia de polícia de Londrina, mas até o momento não foi tomada nenhuma providência pelos órgãos responsáveis.


 


Ocupação
A fazenda do deputado José Janene, com cerca de 144 hectares, foi ocupada em 15 de setembro pelo MST para denunciar o desvio de dinheiro público para o acúmulo de patrimônio e especulação imobiliária. Segundo o MST, antes da eleição para deputado em 2002, Janene estava falido e suas empresas declararam rendimento zero à Receita Federal. No entanto, entre 2003 e 2004, o parlamentar e sua mulher teriam adquirido 11 fazendas no Paraná.


 


Janene é acusado de receber R$ 4,1 milhões do esquema do “mensalão”. O deputado também é réu em 13 ações civis públicas na Justiça paranaense e sofre acusações de ser beneficiário de um esquema de corrupção em Londrina. O MST quer que as fazendas de Janene sejam destinadas à reforma agrária, que o dinheiro desviado seja devolvido aos cofres públicos e que seu mandato seja cassado.


 


De acordo com a ONG, a preocupação do MST é chamar a atenção para as ameaças, pois haveria risco de morte às famílias acampadas. Nesse sentido, o movimento cobra a adoção de providências urgentes para garantir a segurança dos trabalhadores rurais e impedir que ocorram tragédias no local.


 


Fonte: Última Instância