Carta de Católicas expressa indignação

A deputada federal Jandira Feghali recebeu no dia 10 carta assinada por Maria José Rosado Nunes, da ONG Católicas pelo Direito de Decidir. O texto expressa solidariedade diante das graves e infundadas acusações que lhe foram feitas nos últimos dia

São Paulo, 9 de outubro, 2006


Exma. Sra. Dra. Jandira Feghali
Deputada Federal


Cara Jandira.


Venho expressar-lhe, em meu nome pessoal e no de Católicas pelo Direito de Decidir, minha total solidariedade diante das graves e infundadas acusações que lhe foram feitas nos últimos dias que antecederam estas eleições. Já tive oportunidade de expressar minha solidariedade, porém acredito ser importante reiterá-la.


Como coordenadora de Católicas pelo Direito de Decidir e membro do movimento feminista brasileiro, tenho sido há anos testemunha da sua atuação política: correta, pautada por impecável ética e baseada na defesa incondicional dos direitos cidadãos de todos os brasileiros, e especialmente das mulheres. Sua ação orientou-se sempre pela defesa da justiça social e pelos princípios democráticos. Nunca transigiu do direcionamento de esquerda que dirige sua agenda política, coerente com sua história pessoal e fiel às orientações ideológicas de sua agremiação partidária. Comunga, e comungou sempre, dos ideais políticos daqueles grupos e pessoas que desejam e lutam por mudanças substantivas e estruturais no país, entre os quais nos incluímos.
 
Lamento e me indigna que setores da Igreja Católica brasileira, renegando sua própria história de luta por democracia e por justiça social em nosso país, tenha se aliado a grupos reacionários que tentam impedir as transformações necessárias ao Brasil. Negar a arena pública como espaço do diálogo, da discussão, da livre expressão das idéias e de projetos para a sociedade é repudiar princípios democráticos fundamentais.


Aceite, Jandira, a expressão de nossa indignação pelas calúnias difundidas sobre sua pessoa e sua ação política. Aceite também o nosso abraço de solidariedade, de apoio e de admiração. Faça desta carta o uso que lhe parecer conveniente e adequado.


Maria José Rosado-Nunes
Católicas pelo Direito de Decidir