Marcelo com Lula, Kátia com Alckmin

O governador reeleito, Marcelo Miranda (PMDB) diz que não há problema entre ele fazer a campanha presidencial de Lula e sua colega de coligação, senadora eleita Kátia Abreu (PFL), fazer campanha para Alckmin. É o destaque do noticiário de hoje. Leia

Jornal do Tocantins


Governador participará da campanha O governador Marcelo Miranda (PMDB) garantiu ontem, em Palmas, que irá participar ativamente da campanha pela reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Estado. O governador confirmou presença na reunião do partido que irá definir as estratégias do apoio a Lula. Já a União do Tocantins começa na terça-feira a mobilização de apoio ao ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB). Com relação ao apoio da senadora eleita Kátia Abreu (PFL) à campanha do presidenciável Geraldo Alckmin (PSDB) e o fato de que a maioria eleita na Câmara Federal ser pefelista, o governador afirmou que isso não acarretará nenhum prejuízo ao seu relacionamento com o Governo Federal, caso Lula seja reeleito. “Em hipótese nenhuma isso irá atrapalhar. O presidente Lula sabe do posicionamento do PFL no Estado. Ele hoje apóia a governadora (do Maranhão) Roseana Sarney, que é do PFL. Eu já conversei com a direção nacional. O presidente Lula sabe que o PFL tem um compromisso com o governador Marcelo Miranda, assim como a bancada federal o tem. Nós estamos muito tranqüilos. Nessa eleição, assim como fizemos no primeiro turno, vamos continuar trabalhando em harmonia e em paz para que o eleitor tocantinense continue acreditando no governador Marcelo Miranda e eu sou muito grato ao povo tocantinense”.


 


UT começa mobilização A União do Tocantins começará sua mobilização de apoio a Geraldo Alckmin a partir da próxima terça-feira, dia 17, quando haverá uma reunião com prefeitos, vereadores, deputados e lideranças para definir as ações que serão realizadas nas duas semanas que antecedem o segundo turno das eleições.


 


Vereadores de Itaguatins afastados José de Ribamar Rodrigues Campos e Valdones Gomes Lima – ambos sem partido -, foram afastados da Câmara Municipal de Itaguatins. Segundo o secretário da Casa, o vereador Adonedes Queiroz (PFL), os dois faltaram mais de doze reuniões sem justificar, quando o limite seria de dez.


 


O vigor de Santana E o presidente regional do PT e ainda deputado estadual José Santana resolveu agora atirar contra a dobradinha Kátia/Alckmin. É uma pena que o nobre deputado não teve o mesmo vigor antes, quando seu partido admitiu o papel de mero apêndice do PCdoB nas eleições para o Governo. Agora, o leite já derramou.


 


Curiosidades Ainda sobre as eleições proporcinais tocantinenses, os nomes dos nobres candidatos que tiveram apenas um voto para deputado estadual – Carvalho Filho (PTN), Irene Borba (PSB), Tia Ana (PCdoB) Tom-in (PT) e Sargento Jesus (PT do B).


 


Lutero no PFL Depois de tentar, sem sucesso (3.363 votos), eleger-se deputado estadual pelo PPS, o ex-vereador Lutero Fonseca vai agora rezar na cartilha liberal. Acaba de assinar ficha no PFL da senadora eleita Kátia Abreu.


 


Greve dos bancários é mantida O movimento grevista dos funcionários do bancos no Tocantins vai continuar. Ontem a Federação Nacional dos Bancos apresentou nova proposta de reajuste salarial de 3,50%, mas a assembléia do Sindicato dos Empregados nas Empresas de Crédito do Estado do Tocantins (Sintec-TO) rejeitou o proposto pelo sindicato patronal por entender que está muito aquém da meta da categoria, que é um reajuste de 16,67%. A proposta foi rejeitada por 108 votos, dos 161 membros do sindicato presentes na sede do Sintec-TO em Palmas.


 


Plano diretor de Palmas fica para hoje Dos 119 artigos que constam no novo plano diretor de Palmas, apenas 72 foram discutidos na segunda audiência pública realizada ontem, último prazo estipulado pelo Ministério das Cidades para aprovação do plano diretor em cidades com mais de 20 mil habitantes nas Câmaras Municipais. Para o promotor do Meio Ambiente José Maria da Silva, mais importante que o prazo é o cumprimento dos requisitos legais. Já o presidente da Câmara, Carlos Braga (PMDB), garantiu que o atraso não vai atrapalhar a aprovação do projeto que, segundo ele, deve ocorrer até 15 de dezembro.


 


Combate à desnutrição mostra saldo positivo Apesar de estar sendo registrado ao longo dos anos um decréscimo nos índices de desnutrição infantil em todo o País, o Ministério da Saúde registrou um aumento de crianças que nasceram com menos de 2,5 quilos, considerado abaixo do normal. Estudos indicam que a elevação dos índices é decorrente do acréscimo do número de partos cesarianos e da falta de acompanhamento médico das grávidas durante a gestação. Já no Tocantins a realidade tem sido diferente, tanto quanto no combate à desnutrição quanto no número de partos normais. Dados da Diretoria de Vigilância em Saúde apontam que no ano passado, 33,69% dos partos realizados no Estado foram cesarianas, contra 66,30% normal. E na desnutrição o Estado conseguiu reduzir o índice que em 1996 era de 39,70% para 6,57% no ano passado, conforme dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). Os números se referem à prevalência de baixo peso para idade em crianças menores de cinco anos.


clebertoledo.com.br


PMDB x Kátia O confronto promete ser de “gigantes” entre o PMDB e a senadora eleita Kátia Abreu (PFL). Primeiro porque o PMDB está escaldado. Levou um calote bravo do PT na Capital, quando da eleição do prefeito Raul Filho. Os petistas abraçaram todo o governo municipal e deram alguns restos para os peemedebistas, em cargos que um deles chamou de “abacaxis”. Agora terão Kátia pela frente, uma mulher que não vai abrir mão de um bom e farto naco da administração. Ainda mais se Geraldo Alckmin for eleito. Nesse caso, Kátia será a chave da porta do governo federal para o governo Marcelo Miranda. Além do fato de ela ser uma aliada de Alckmin, terá sob seu comando três deputados federais eleitos em outubro pelo seu partido – João Oliveira, Laurez Moreira e Nilmar Ruiz.

 

PDT tende por Lula O partido no Tocantins está mais perto do petista. Nesta quarta-feira, a Executiva Regional e membros do diretório vão se reunir para tomar uma decisão. Conforme o secretário-geral do PDT no Tocantins, João Telmo, a tendência por Lula acontece por causa das alianças dos pedetistas no governo estadual e na Capital.


 


Ercílio Bezerra e Mauro Ribas disputam OAB-TO A seção Tocantins da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-TO) está entrando em processo eleitoral. O advogado Luciano Ayres deixará a presidência. O confronto desta vez vai se dar entre o candidato de situação, Ercílio Bezerra, e do oposição, Mauro Ribas. O prazo para registrar as chapas termina no dia 30. O presidente Luciano Ayres deixa este ano o cargo que ocupa, ininterruptamente, desde 1995.