Sem categoria

Sérgio Cabral visita PCdoB/RJ e recebe o apoio dos comunistas

O candidato do PMDB ao governo do estado, Sérgio Cabral, esteve na sede do PCdoB-RJ no dia 09 (segunda-feira) e recebeu formalmente o apoio dos comunistas fluminenses.

O auditório da sede estadual estava lotado às 16hs, quando a presidente estadual do Partido, Ana Rocha, anunciou que a Direção Estadual, reunida no dia 06, aprovou por unanimidade o documento “Reeleger Lula e apoiar Cabral para o Governo do Estado”. Ana enfatizou a necessidade de eleger Lula para garantir a continuidade da construção de um Brasil justo e soberano. Ana caracterizou a candidatura de Denise Frossard como a expressão das forças conservadoras, alinhadas a Alckmin e saudou a postura de Sérgio Cabral de apoiar a reeleição do presidente Lula.




Sérgio Cabral, por sua vez, declarou que irá honrar o apoio dos comunistas, fazendo um governo progressista e afirmou que o seu apoio a Lula não é fortuito, “a minha aliança com Lula é densa”, afirmou o candidato do PMDB.




Acompanhando Sérgio Cabral, estavam presentes o deputado estadual Paulo Mello, líder do PMDB na Assembléia Legislativa e Wagner Victer, Secretário Estadual de Energia, Indústria Naval e Petróleo. Entre os militantes comunistas presentes, estavam o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Maurício Ramos, o deputado federal eleito Edmilson Valentim, o deputado estadual eleito Fernando Gusmão, o futuro vereador da capital (que assumirá a vaga em 2007 no lugar de Gusmão) Roberto Monteiro, o vereador do PCdoB em Nova Iguaçu, Fernando Cid além de numerosos membros da Direção Estadual. Leia abaixo a íntegra do documento do comitê estadual do PCdoB




Reeleger Lula e apoiar Cabral para o Governo do Estado




O PCdoB/RJ sai do primeiro turno da eleição com vitória política importante. Embora não tenha conseguido eleger Jandira senadora, cuja candidatura foi alvo de crimes eleitorais que serão submetidos à justiça eleitoral, os seus quase três milhões de votos atestam sua liderança de esquerda no cenário político do Estado do Rio de Janeiro e o amplo apoio da população, projetando a legenda do PCdoB. A eleição de Edmilson para a Câmara Federal e de Fernando Gusmão para a Assembléia Legislativa foram vitórias eleitorais importantes.




Todo esse capital político acumulado deve se voltar neste momento para garantir a eleição de Lula presidente. Essa batalha assume dimensão política de envergadura. Torna-se urgente a concentração de esforços da militância partidária, de suas lideranças em todas as frentes, dos aliados e amigos no sentido de impedir a volta do tucanato e o retrocesso de direita. O PCdoB, que sempre foi ardoroso defensor da democracia e do progresso, deve mais uma vez cerrar fileiras em sua defesa e garantir a vitória de Lula que no atual contexto é o caminho da consolidação da democracia e do progresso para o Brasil.




Também aqui no estado a disputa eleitoral foi acirrada e resultou em segundo turno entre Sérgio Cabral e Denise Frossard. Esse segundo turno se relaciona com o segundo turno em nível nacional e as forças se posicionam em torno de Lula ou Alckmin.




Sérgio Cabral já formalizou publicamente seu apoio a Lula, enquanto Denise formalizou o seu a Alckmin.




As demais forças políticas do Rio de Janeiro também vão se posicionando assumindo o campo pró-Lula ou o campo pró-Alckmin.


O PCdoB, que participou ativamente no primeiro turno para eleger Lula presidente, Vladimir governador e Jandira senadora, também se posiciona neste novo cenário do segundo turno. Está em jogo assegurar seja em nível nacional, seja em nível local o rumo da democracia, do progresso social e da soberania nacional, criando melhores condições para o desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro e melhores condições de vida para seu povo.  Uma articulação em torno de uma mesma política e de um mesmo campo progressista em nível nacional e local será favorável à vitória nacional de Lula e ao avanço do Estado do Rio de Janeiro.


O PCdoB no Estado do Rio de Janeiro atuará decididamente pela reeleição de Lula e comporá a ampla frente política em torno de Sérgio Cabral, que no contexto da disputa, representa uma nova articulação de forças favoráveis à reeleição de Lula e para o avanço do estado do Rio de Janeiro.



Comitê Estadual do PCdoB/RJ
06 de Outubro de 2006