Veja quais serão os filmes da 30ª Mostra de Cinema em SP

Outubro será o mês da 30ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que começa nos dias 19 (para convidados) e 20 (para o outubro). Nesta semana, a organização do evento divulgou uma lista dos filmes que serão exibidos. A relação, embora incompleta, tr

Os cinéfilos de São Paulo poderão ver ao menos 362 filmes (270 longas-metragens, 21 médias e 71 curtas). A mostra vai até 2 de novembro, quando o evento termina. Há sessões programadas para 18 locais: Frei Caneca Unibanco Arteplex 1, 2 e 3; Espaço Unibanco 1 e 3; Cine Bombril 1 e 2; Sala UOL; MorumbiShopping 3; Cinesesc; Reserva Cultural 2; Sala Cinemateca; Olido; Cinemark Santa Cruz 9; vão livre do Masp; Centro Cultural São Paulo; Faap; e Memorial da América Latina.


 


A seguir, confira a lista dos filmes


 


Perspectiva


 



  • 12:08 A LESTE DE BUCARESTE (A FOST SAU N-A FOST?), de Corneliu Porumboiu / ROMÊNIA

  • 2:37, de Murali K. Thalluri / AUSTRÁLIA

  • A AUDIÊNCIA VAI COMEÇAR (L' UDIENZA È APERTA), de Vincenzo Marra / ITÁLIA

  • A COBRADORA DE APOSTAS (KUBRADOR), de Jeffrey Jeturian / FILIPINAS

  • A COMÉDIA DO PODER (L' IVRESSE DU POUVOIR), de Claude Chabrol / FRANÇA, ALEMANHA

  • A ENCANTADORA DE BALEIAS (TE KAIEKE TOHORA), de Niki Caro / NOVA ZELÂNDIA, ALEMANHA

  • A ESTRADA (FANG XIANG ZHI IU), de Jiarui Zhang / CHINA

  • À MARGEM DO CONCRETO, de Evaldo Mocarzel / BRASIL

  • A PROMESSA (WU JI), de Chen Kaige / CHINA

  • A SCANNER DARKLY, de Richard Linklater / EUA

  • A ÚLTIMA BOMBA ATÔMICA (THE LAST ATOMIC BOMB), de Robert Richter / EUA

  • A ÚLTIMA NOITE (A PRAIRIE HOME COMPANION), de Robert Altman / EUA

  • A VERDADE DO GATO, de Jeremy Hamers / BÉLGICA

  • A VIDA SECRETA DAS PALAVRAS (LA VIDA SECRETA DE LAS PALABRAS), de Isabel Coixet / ESPANHA

  • ACIDENTE, de Cao Guimarães, Pablo Lobato / BRASIL

  • ADOLFO CELI, UM HOMEM PARA DUAS CULTURAS (ADOLFO CELI, UN UOMO PER DUE CULTURE), de Leonardo Celi / ITÁLIA

  • AFTER THE WEDDING (EFTER BRYLLUPPET), de Susanne Bier / DINAMARCA

  • AMANDO MARADONA (AMANDO A MARADONA), de Javier Vazquez / ARGENTINA

  • AMANHÃ CEDO (SUTRA UJUTRU), de Oleg Novkovic / SÉRVIA

  • AMIGAS COM DINHEIRO (FRIENDS WITH MONEY), de Nicole Holofcener / EUA

  • AMIGO DE FAMÍLIA (L' AMICO DI FAMIGLIA), de Paolo Sorrentino / ITÁLIA, FRANÇA

  • ANTONIA, de Tata Amaral / BRASIL

  • ARAME FARPADO (KANTATAR), de Bappaditya Bandopadhyay / ÍNDIA

  • ARES DIFÍCEIS (LOS AIRES DIFÍCILES), de Gerardo Herrero / ESPANHA

  • AS FLORES HORRÍVEIS (THE HORRIBLE FLOWERS), de Eric Tretbar / EUA

  • AS LEIS DE FAMÍLIA (DERECHO DE FAMILIA), de Daniel Burman / ARGENTINA

  • BABEL, de Alejandro González Iñárritu / EUA

  • BELLE TOUJOURS – SEMPRE BELA (BELLE TOUJOURS), de Manoel de Oliveira / PORTUGAL, FRANÇA

  • C.R.A.Z.Y. – LOUCOS DE AMOR (C.R.A.Z.Y.), de Jean-Marc Vallée / CANADÁ

  • CAMINHO PARA GUANTÁNAMO (THE ROAD TO GUANTANAMO), de Michael Winterbottom, Mat Whitecross / INGLATERRA

  • CANDY, de Neil Armfield / AUSTRÁLIA

  • CAPITÃES DE ABRIL, de Maria de Medeiros / FRANÇA, PORTUGAL

  • CARTAS DO SAARA (LETTERE DAL SAHARA), de Vittorio De Seta / ITÁLIA

  • CARTOLA, de Lírio Ferreira, Hilton Lacerda / BRASIL

  • CINEMA, ASPIRINAS E URUBUS, de Marcelo Gomes / BRASIL

  • CLERKS II, de Kevin Smith / EUA

  • CLIMATES (IKLIMLER), de Nuri Bilge Ceylan / TURQUIA, FRANÇA

  • COMO EU FESTEJEI O FIM DO MUNDO (CUM MI-AM PETRECUT SFÂRSITUL LUMII), de Catalin Mitulescu / ROMÊNIA, FRANÇA

  • CONVERSAS NO PORTO.  MANOEL DE OLIVEIRA E AGUSTINA BESSA-LUIS. DEZEMBRO 2005( CONVERSAZIONE A PORTO. MANOEL DE OLIVEIRA E AGUSTINA BESSA-LUIS. DICEMBRE 2005 ), de Daniele Segre / ITÁLIA

  • CORAÇÃO DE OURO (HEART OF GOLD), de Erik Knudsen / INGLATERRA

  • CUBA: UMA VIDA DE PAIXÃO (CUBA: A LIFETIME OF PASSION), de Glenn Gebhard / EUA

  • CUMBAL, CAMINHOS DE GELO E ENXOFRE (CUMBAL, CAMIÑOS DE HIELO Y AZUFRE), de Handrey Correa / COLÔMBIA

  • DECADÊNCIA (SLUMMING), de Michael Glawogger / ÁUSTRIA, SUÍÇA

  • DEUS E O DIABO EM CIMA DA MURALHA, de Tocha Alves, Daniel Lieff / BRASIL

  • DEZ CANOAS (TEN CANOES), de Rolf de Heer / AUSTRÁLIA

  • DIA NOITE, DIA NOITE (DAY NIGHT, DAY NIGHT), de Julia Loktev / EUA

  • DIAS DE GLÓRIA (INDIGÈNES), de Rachid Bouchareb / FRANÇA, MARROCOS, ARGÉLIA, BÉLGICA

  • DONG, de Jia Zhang-Ke / CHINA, HONG KONG

  • EDMOND, de Stuart Gordon / EUA

  • EL CIELO DIVIDIDO, de Julián Hernández / MÉXICO

  • EL COBRADOR, de Paul Leduc / MÉXICO, ESPANHA, INGLATERRA, ARGENTINA

  • EL LABERINTO DEL FAUNO, de Guillermo del Toro / ESPANHA, MÉXICO

  • EMMA'S BLISS (EMMAS GLÜCK), de Sven Taddicken / ALEMANHA

  • ESBOÇOS PARA FRANK GEHRY (SKETCHES OF FRANK GEHRY), de Sydney Pollack / EUA

  • EU NÃO QUERO DORMIR SOZINHO (HEI YAN QUAN), de Tsai Ming-Liang / TAIWAN, FRANÇA, ÁUSTRIA

  • FERNANDO LEMOS, ATRÁS DA IMAGEM, de Guilherme Coelho / BRASIL

  • FICA COMIGO (BE WITH ME), de Eric Khoo / CINGAPURA

  • FLANDRES, de Bruno Dumont / FRANÇA

  • FLORESTA DOS DEUSES (DIEVU MISKAS), de Algimantas Puipa / LITUÂNIA

  • FONTE DA VIDA (THE FOUNTAIN), de Darren Aronofsky / EUA

  • FORA DO JOGO (OFFSIDE), de Jafar Panahi / IRÃ

  • HALF MOON (NIWEMANG), de Bahman Ghobadi / IRÃ, IRAQUE, ÁUSTRIA, FRANÇA

  • HEDY LAMARR – SEGREDOS DE UMA ESTRELA DE HOLLYWOOD (HEDY LAMARR – SECRETS OF A HOLLYWOOD STAR), de Fosco Dubini, Donatello Dubini, Barbara Obermaier / SUÍÇA, ALEMANHA, CANADÁ

  • HEIMAT-FRAGMENTOS: AS MULHERES (HEIMAT-FRAGMENTE: DIE FRAUEN), de Edgar Reitz / ALEMANHA

  • HOMENS EM CRISE (GVARIM AL HAKATZE-YOMAN DAYAGIM), de Avner Fainguelernt , Macabit Abramzon / ISRAEL

  • INFÂNCIA ROUBADA (TSOTSI), de Gavin Hood / INGLATERRA, ÁFRICA DO SUL

  • IT´S WINTER (ZEMESTAN), de Rafi Pitts / IRÃ

  • JANA SANSKRITI, UM TEATRO EM CAMPANHA (JANA SANSKRITI, UN THÉÂTRE EN CAMPAGNE), de Jeanne Dosse / FRANÇA

  • JUVENTUDE EM MARCHA, de Pedro Costa / PORTUGAL, FRANÇA, SUÍÇA

  • *LAS VUELTAS DEL CITRILLO, de Felipe Cazals / MÉXICO

  • LIFTING DE CORAZÓN, de Eliseo Subiela / ESPANHA, ARGENTINA

  • LITTLE RED FLOWERS (KAN SHANG QU HEN MEI), de Zhang Yuan / CHINA, ITÁLIA

  • LUZES NA ESCURIDÃO (LAITAKAUPUNGIN VALOT), de Aki Kaurismäki / FINLÂNDIA, ALEMANHA, FRANÇA

  • MACHUCA, de Andrés Wood / CHILE, ESPANHA

  • MAQUILAPOLIS [ CIDADE DAS FÁBRICAS]( MAQUILAPOLIS [CITY OF FACTORIES] ), de Vicky Funari, Sergio De La Torre / EUA

  • MARTA, de Marta Novakova / REPÚBLICA TCHECA

  • MARY, de Abel Ferrara / ITÁLIA, EUA

  • MELISSA P. – CEM ESCOVADAS ANTES DE DORMIR (MELISSA P.), de Luca Guadagnino / ITÁLIA, ESPANHA

  • MESTRES AMERICANOS JOHN FORD/JOHN WAYNE: O CINEASTA E A LENDA( AMERICAN MASTERS JOHN FORD/JOHN WAYNE: THE FILMMAKER AND THE LEGEND ), de Sam Pollard / EUA

  • MEUS 15 ANOS (QUINCEAÑERA), de Richard Glatzer, Wash Westmoreland / EUA

  • MEZCAL, de Ignacio Ortiz / MÉXICO

  • MUDANÇA DE ENDEREÇO (CHANGEMENT D'ADRESSE), de Emmanuel Mouret / FRANÇA

  • MULHERES EM PAÍSES ISLÂMICOS – ARGÉLIA (WOMEN IN ISLAMIC COUNTRIES – ALGERIA), de Enes Hakan Tokyay / ALEMANHA

  • MULHERES EM PAÍSES ISLÂMICOS – JORDÂNIA (WOMEN IN ISLAMIC COUNTRIES – JORDAN), de Enes Hakan Tokyay / ALEMANHA

  • MULHERES EM PAÍSES ISLÂMICOS – PAQUISTÃO (WOMEN IN ISLAMIC COUNTRIES – PAKISTAN), de Enes Hakan Tokyay / ALEMANHA

  • MUNDO NOVO (NUOVOMONDO), de Emanuele Crialese / ITÁLIA, FRANÇA

  • NOTÍCIAS DO LAR / NOTÍCIAS DE CASA (NEWS FROM HOME / NEWS FROM HOUSE), de Amos Gitai / ISRAEL, FRANÇA, BÉLGICA

  • NUNCA MAIS (NIMMERMEER), de Toke Constantin Hebbeln / ALEMANHA

  • NZINGA, de Octávio Bezerra / BRASIL

  • O ANIVERSÁRIO (L' ANNIVERSAIRE), de Diane Kurys / FRANÇA

  • O CROCODILO (IL CAIMANO), de Nanni Moretti / ITÁLIA, FRANÇA

  • O DESEJO LIBERADO (DER FREIE WILLE), de Matthias Glasner / ALEMANHA

  • O DESENLACE (EL DESENLACE), de Juan Pinzás / ESPANHA

  • O FUTURO NO DESIGN (FUTURE BY DESIGN), de William Gazecki / EUA

  • O GRANDE TRUQUE (THE PRESTIGE), de Christopher Nolan / EUA, INGLATERRA

  • O GUARDIÃO (EL CUSTODIO), de Rodrigo Moreno / ARGENTINA, ALEMANHA, FRANÇA

  • O LIXO E A FÚRIA (THE FILTH AND THE FURY), de Julien Temple / INGLATERRA

  • O MESTRE (MISTRZ), de Piotr Trzaskalski / POLÔNIA

  • O SOL (SOLNZE), de Aleksandr Sokúrov / RÚSSIA, ITÁLIA, FRANÇA, SUÍÇA

  • O TIGRE E A NEVE (LE TIGRE ET LA NEIGE), de Roberto Benigni / ITÁLIA

  • O ÚLTIMO A SABER (JEDER SCHWEIGT VON ETWAS ANDEREM), de Marc Bauder, Dörte Franke / ALEMANHA

  • O ÚLTIMO BANDONEÓN (EL ÚLTIMO BANDONEÓN), de Alejandro Saderman / ARGENTINA

  • OFFSCREEN, de Christoffer Boe / DINAMARCA

  • OS CEM PASSOS (I CENTO PASSI), de Marco Tullio Giordana / ITÁLIA

  • OS ESTADOS UNIDOS CONTRA JOHN LENNON (THE U.S. VS. JOHN LENNON), de David Leaf, John Scheinfeld / EUA

  • OS INFILTRADOS (THE DEPARTED), de Martin Scorsese / EUA

  • PÃO E TULIPAS (PANE E TULIPANI), de Silvio Soldini / ITÁLIA, SUÍÇA

  • PARIS, TE AMO (PARIS, JE T'AIME), de Vários / FRANÇA

  • PIXOTE IN MEMORIAM, de Felipe Briso, Gilberto Topczewski, Edu Abad / BRASIL

  • PODER ALÉM DA VIDA (PEACEFUL WARRIOR), de Victor Salva / EUA, ALEMANHA

  • POLÍTICA ZERO (POLITICA ZERO), de Massimo Coppola, Giovanni Giommi, Alberto Piccinini / ITÁLIA

  • PRINCESAS, de Fernando León de Aranoa / ESPANHA

  • ROSSO COME IL CIELO, de Cristiano Bortone / ITÁLIA

  • SCREAM OF THE ANTS, de Mohsen Makhmalbaf / IRÃ, ÍNDIA

  • SERRAS DA DESORDEM, de Andrea Tonacci / BRASIL

  • SÍNDROMES E UM SÉCULO (SANG SATTAWAT), de Apichatpong Weerasethakul / TAILÂNDIA, FRANÇA, ÁUSTRIA

  • SÓ DEUS SABE (SÓLO DIOS SABE), de Carlos Bolado / BRASIL, MÉXICO

  • SOB O SOL (UNTER DER SONNE), de Baran bo Odar / ALEMANHA

  • SOMBRAS DO PASSADO (SCHATTEN DER ZEIT), de Florian Gallenberger / ALEMANHA, ÍNDIA

  • SONHOS COM SHANGHAI (QINGHONG), de Wang Xiaoshuai / CHINA

  • STILL LIFE (SANXIA HAOREN), de Jia Zhang-Ke / CHINA, HONG KONG

  • SUA GRANDE ALMA BRANCA (HIS BIG WHITE SELF), de Nick Broomfield / INGLATERRA

  • SUMMER PALACE (YI HE YUAN), de Lou Ye / CHINA, FRANÇA

  • TAXIDERMIA, de György Pálfi / HUNGRIA

  • TEMPO DE EMBEBEDAR CAVALOS (ZAMANI BARAYÉ MASTI ASBHA), de Bahman Ghobadi / IRÃ

  • THE WIND THAT SHAKES THE BARLEY, de Ken Loach / INGLATERRA, IRLANDA, ITÁLIA, ALEMANHA, ESPANHA

  • TIME (SHI GAN), de Kim Ki-Duk / CORÉIA DO SUL

  • TOCAR E LUTAR (TOCAR Y LUCHAR), de Alberto Arvelo / EUA, VENEZUELA

  • TOW IN SURFING, de Jorge Guimarães, Rosaldo Cavalcanti / BRASIL

  • TRANSE, de Teresa Villaverde / PORTUGAL, FRANÇA, ITÁLIA, RÚSSIA

  • TREM DA VIDA (TRAIN DE VIE), de Radu Mihaileanu / FRANÇA, BÉLGICA, HOLANDA

  • TRÊS MÃES (SHALOSH IMAHOT), de Dina Zvi-Riklis / ISRAEL

  • UM BOM ANO (A GOOD YEAR), de Ridley Scott / EUA

  • UM CERTO OLHAR (SNOW CAKE), de Marc Evans / INGLATERRA, CANADÁ

  • UM LONGO CAMINHO (QIAN LI ZOU DAN QI), de Zhang Yimou / CHINA, JAPÃO

  • UM MUNDO MARAVILHOSO (UN MUNDO MARAVILLOSO), de Luis Estrada / MÉXICO

  • VIOLÊNCIA EM FAMÍLIA (SUBURBAN MAYHEM), de Paul Goldman / AUSTRÁLIA

  • VITUS, de Fredi M. Murer / SUÍÇA

  • VOCÊ DISSE QUE ME AMAVA (DU HAST GESAGT, DASS DU MICH LIEBST), de Rudolf Thome / ALEMANHA

  • VOLVER, de Pedro Almodóvar / ESPANHA

  • WAL-MART: O ALTO CUSTO DO PREÇO BAIXO (WAL-MART: THE HIGH COST OF LOW PRICE), de Robert Greenwald / EUA

 


Competição


 



  • ¿QUE PASA DESPUES DE LA COCA?, de Roberto Lanza / BOLÍVIA

  • 1972, de José Emílio Rondeau / BRASIL

  • 3 IRMÃOS DE SANGUE, de Ângela Patrícia Reiniger / BRASIL

  • A GRANDE FINAL (LA GRAN FINAL), de Gerardo Olivares / ESPANHA, ALEMANHA

  • A OUTRA COPA (LA OTRA COPA), de Damián Cukierkorn / ARGENTINA

  • A SENSAÇÃO DE VER (THE SENSATION OF SIGHT), de Aaron J. Wiederspahn / EUA

  • A SOAP (EN SOAP), de Pernille Fischer Christensen / DINAMARCA

  • A VIDA REAL ESTÁ EM OUTRO LUGAR (LA VRAIE VIE EST AILLEURS), de Frédéric Choffat / SUÍÇA

  • ADMIRAÇÃO MÚTUA (MUTUAL APPRECIATION), de Andrew Bujalski / EUA

  • AMANHECER (DAME SOBH), de Hamid Rahmanian / IRÃ, EUA

  • AMERICAN COMBATANT, de Charles Libin / EUA

  • AMOR DE VERÃO (SUMMER LOVE), de Piotr Uklanski / POLÔNIA

  • AMOR MODERNO (MODERN LOVE), de Alex Frayne / AUSTRÁLIA

  • AMU, de Shonali Bose / EUA, ÍNDIA

  • ANCHE LIBERO VA BENE, de Kim Rossi Stuart / ITÁLIA

  • ANDANDO EM MÁ COMPANHIA (BU FA FEN ZI), de Han Jie / CHINA, FRANÇA

  • ANTES, UM DIA  E DEPOIS, de Caio Cavechini / BRASIL

  • AOS POUCOS… (BE AHESTEGI…), de Maziar Miri / IRÃ

  • APOCALÍSPUR, de Javier Mejía / COLÔMBIA

  • AQUANITIS, de Peter Mahlknecht / ITÁLIA

  • AS TENTAÇÕES DO IRMÃO SEBASTIÃO, de José Araújo / BRASIL

  • AS VOVÓS ATIVISTAS CONTRA A OCUPAÇÃO (THE RAGING GRANNIES ANTI OCCUPATION CLUB), de Iwajla Klinke / ALEMANHA

  • ATIRANDO PEDRA (A STONE´S THROW), de Camelia Frieberg / CANADÁ

  • ATOS DOS HOMENS, de Kiko Goifman / BRASIL

  • AZULOSCUROCASINEGRO, de Daniel Sánchez Arévalo / ESPANHA

  • BIG RIVER, de Atsushi Funahashi / JAPÃO, EUA

  • BONECAS DE PAPEL (BUBOT NYIAR), de Tomer Heymann / ISRAEL, SUÍÇA

  • BRILHANTE, de Conceição Senna / BRASIL

  • BUNKER PARADISE, de Stefan Liberski / BÉLGICA, FRANÇA

  • BYE BYE BERLUSCONI!, de Jan Henrik Stahlberg / ALEMANHA

  • CARLOS OSWALD – O POETA DA LUZ, de Regis Achcar de Faria / BRASIL

  • CHICHA TU MADRE, de Gianfranco Quattrini / PERU, ARGENTINA

  • COISAS QUE O SOL ESCONDE (HADVARIM SHEMEHAHOREI HASHEMESH), de Yuval Shafferman / ISRAEL

  • COMO AS GAROTAS GARCIA PASSARAM O VERÃO (HOW THE GARCIA GIRLS SPENT THEIR SUMMER), de Georgina Garcia Riedel / CANADÁ, EUA

  • CONFIA EM MIM (TRUST ME), de Andrew Kazamia / EUA, INGLATERRA

  • CORAÇÕES DESERTOS, de Cristiano Burlam / BRASIL

  • CUBA-LIBRE, de Raimundo García / ESPANHA

  • DANCEFLOOR CABALLEROS, de Dirk Böll / BRASIL, ALEMANHA

  • DAVID & LAYLA, de Jay Jonroy / EUA

  • DIAS GELADOS (YAMIM KFUIM), de Danny Lerner / ISRAEL

  • DOENTE DE AMOR (LEGATURI BOLNAVICIOASE), de Tudor Giurgiu / ROMÊNIA, FRANÇA

  • EFECTOS SECUNDARIOS, de Issa López / MÉXICO

  • EL MAGICO, de Camilo Martín / COLÔMBIA

  • ELECTROMA, de Thomas Bangalter, Guy-Manuel De Homem-Christo / INGLATERRA

  • EU SOU AQUELE QUE TRAZ FLORES PARA O TÚMULO DELA (ANA ALATI TAHMOL AZOUHOUR ILA QABRIHA), de Hala Alabdalla, Ammar Al Beik / SÍRIA, FRANÇA

  • EXPEDITO, EM BUSCA DE OUTROS NORTES, de Aida Maria Bastos Nepomuceno Marques, Beto Novaes / BRASIL

  • FABRICANDO TOM ZÉ, de Decio Matos Jr. / BRASIL

  • FLUTUANDO (SVOBODNOE PLAVANIE), de Boris Khlebnikov / RÚSSIA

  • FRAULEIN (DAS FRÄULEIN), de Andrea Staka / SUÍÇA, ALEMANHA

  • FUCK, de Steve Anderson / EUA

  • GO ETXEBESTE! (AUPA ETXEBESTE!), de Asier Altuna, Telmo Esnal / ESPANHA

  • HALF NELSON, de Ryan Fleck / EUA

  • HAMACA PARAGUAYA, de Paz Encina / FRANÇA, ARGENTINA, HOLANDA, PARAGUAI

  • HIENA, de Grzegorz Lewandowski / POLÔNIA

  • HOLLY, de Guy Moshe / EUA

  • HOLLYWOODLAND – BASTIDORES DA FAMA (HOLLYWOODLAND), de Allen Coulter / EUA

  • HONOR DE CAVALLERIA, de Albert Serra / ESPANHA

  • ILHA DE FERRO (JAZIREH AHANI), de Mohammad Rasoulof / IRÃ

  • INCURÁVEIS, de Gustavo Acioli / BRASIL

  • KHADAK, de Peter Brosens, Jessica Woodworth / ALEMANHA, BÉLGICA

  • KOMMA, de Martine Doyen / BÉLGICA, FRANÇA

  • LEONARD COHEN I'M YOUR MAN, de Lian Lunson / EUA

  • LÚCIDO (LUCID), de Sean Garrity / CANADÁ

  • MINHA VIDA SEM MINHAS MÃES (ÄIDEISTÄ PARHAIN), de Klaus Härö / FINLÂNDIA

  • NOEL – POETA DA VILA, de Ricardo van Steen / BRASIL

  • NOITE NEGRA (NUIT NOIRE), de Alain Tasma / FRANÇA

  • NOSSA, EU FILMEI ISSO! (AWESOME; I FUCKIN' SHOT THAT!), de Nathaniel Hornblower / EUA

  • NOSSO AMOR DO PASSADO (CONVERSATIONS WITH OTHER WOMEN), de Hans Canosa / EUA, INGLATERRA

  • NUE PROPRIÉTÉ, de Joachim Lafosse / BÉLGICA, FRANÇA, LUXEMBURGO

  • O ANO EM QUE MEUS PAIS SAÍRAM DE FÉRIAS, de Cao Hamburger / BRASIL

  • O CÉU DE SUELY, de Karim Aïnouz / BRASIL, FRANÇA, ALEMANHA, PORTUGAL

  • O CHEIRO DO RALO, de Heitor Dhalia / BRASIL

  • O DONO DO MAR, de Odorico Mendes / BRASIL

  • O EDIFÍCIO YACOUBIAN (OMARET YACOUBIAN), de Marwan Hamed / EGITO

  • O ILUSIONISTA (THE ILLUSIONIST), de Neil Burger / EUA

  • O LIVRO MULTICOLORIDO DE KARNAK, de “Marluco” Izidoro / BRASIL

  • O LIVRO SECRETO (TAJNATA KNIGA), de Vlado Cvetanovski / FRANÇA, MACEDÔNIA

  • O MUNDO NOS ESPERA (CZEKA NA NAS SWIAT), de Robert Krzempek / POLÔNIA

  • O PASSAGEIRO – SEGREDOS DE ADULTO, de Flávio Ramos Tambellini / BRASIL

  • O PLANETA BRANCO (LA PLANÈTE BLANCHE), de Thierry Piantanida, Thierry Ragobert, Jean Lemire / CANADÁ

  • O PROJETO HIP HOP (THE HIP HOP PROJECT), de Matt Ruskin, Scott Rosenberg / EUA

  • O SUSSURRO DOS DEUSES (GERMANIUM NO YORU), de Tatsushi Omori / JAPÃO

  • O VIOLINO (EL VIOLIN), de Francisco Vargas Quevedo / MÉXICO

  • OLHE PARA OS DOIS LADOS (LOOK BOTH WAYS), de Sarah Watt / AUSTRÁLIA

  • OS 12 TRABALHOS, de Ricardo Elias / BRASIL

  • OS NOSSOS 30 ANOS – GERAÇÕES EM CONFRONTO (I NOSTRI 30 ANNI – GENERAZIONI A CONFRONTO), de Giovanna Taviani / ITÁLIA

  • OSCAR NIEMEYER, A VIDA É UM SOPRO, de Fabiano Maciel / BRASIL

  • OURO NEGRO (BLACK GOLD), de Marc Francis, Nick Francis / INGLATERRA

  • OUVINDO IMAGENS (IMAGE À  PAROLES), de Michel Favre / BRASIL, SUÍÇA

  • PAID, de Laurence Lamers / HOLANDA

  • PARQUE (PARK), de Kurt Voelker / EUA

  • PLAY, de Alicia Scherson / CHILE, FRANÇA

  • PORTAS DO PARAÍSO (HEAVEN´S DOORS), de Imad Noury, Swel Noury / MARROCOS

  • PRETÉRITO PERFEITO, de Gustavo Pizzi / BRASIL

  • PROIBIDO PROIBIR, de Jorge Durán / BRASIL, CHILE

  • PUNKS SÃO LEGAIS (THE PUNKS ARE ALRIGHT), de Douglas Crawford / CANADÁ

  • PURA SANGRE, de Leo Ricciardi / ESPANHA, ARGENTINA

  • QUATRO JANELAS (VIER FENSTER), de Christian Moris Müller / ALEMANHA

  • QUE TAN LEJOS, de Tania Hermida / EQUADOR

  • QUEM MATOU A PEQUENA LHAMA BRANCA? ( ¿QUIEN MATÓ A LA LLAMITA BLANCA?), de Rodrigo Bellott / BOLÍVIA

  • RED ROAD, de Andrea Arnold / INGLATERRA

  • REMISSÃO, de Silvio Coutinho / BRASIL

  • RÉQUIEM PARA BILLY THE KID (REQUIEM POUR BILLY THE KID), de Anne Feinsilber / FRANÇA

  • SAIRA, de Dr.Biju / ÍNDIA

  • SHORTBUS, de John Cameron Mitchell / EUA

  • SOLOS, de José Glusman / ARGENTINA

  • SONHOS DE PEIXE, de Kirill Mikhanovsky / BRASIL, RÚSSIA, EUA

  • TEERÃ NÃO TEM MAIS ROMÃS (TEHRAN ANAR NADARAD), de Massoud Bakhshi / IRÃ

  • THE BRIDGE, de Eric Steel / EUA

  • THE DRAGON HOUSE, de Jon Garaño / ESPANHA, BUTÃO

  • THE NIGHT LISTENER, de Patrick Stettner / EUA

  • TIERNEY GEARON: O PROJETO-MÃE (TIERNEY GEARON: THE MOTHER PROJECT), de Jack Youngelson, Peter Sutherland / EUA

  • UM DIA DE VERÃO (UN JOUR D' ÉTÉ), de Franck Guérin / FRANÇA

  • UM POUCO MENOR DO QUE O INDIANA (UM POUCO MAIS PEQUENO DO QUE O INDIANA), de Daniel Blaufuks / PORTUGAL

  • UMA VERDADE INCONVENIENTE (AN INCONVENIENT TRUTH), de Davis Guggenheim / EUA

  • UNA PELÍCULA DE HUEVOS, de Gabriel Riva Palacio Alatriste, Rodolfo Riva Palacio Alatriste / MÉXICO

  • VERÃO DE 2004 (SOMMER´04 AN DER SCHLEI), de Stefan Krohmer / ALEMANHA

  • VIVA LIVRE OU MORRA (LIVE FREE OR DIE), de Gregg Kavet, Andy Robin / EUA

  • VOLTANDO AO PASSADO (WE GO WAY BACK), de Lynn Shelton / EUA

  • ZONA DE CONFLITO (ENCOUNTER POINT), de Ronit Avni, Julia Bacha / EUA

 


Retrospectiva Cinema Político Italiano


 



  • A CHINA ESTÁ PRÓXIMA (LA CINA É VICINA), de Marco Bellocchio / ITÁLIA

  • A CLASSE OPERÁRIA VAI AO PARAÍSO (LA CLASSE OPERAIA VA IN PARADISO), de Elio Petri / ITÁLIA

  • BANDIDOS DE MILÃO (BANDITI A MILANO), de Carlo Lizzani / ITÁLIA

  • BANDITI A ORGOSOLO, de Vittorio De Seta / ITÁLIA

  • DE PUNHOS CERRADOS (I PUGNI IN TASCA), de Marco Bellocchio / ITÁLIA

  • ESTE CRIME CHAMADO JUSTIÇA (IN NOME DEL POPOLO ITALIANO), de Dino Risi / ITÁLIA

  • FEIOS, SUJOS E MALVADOS (BRUTTI SPORCHI E CATTIVI), de Ettore Scola / ITÁLIA

  • GIORDANO BRUNO, de Giuliano Montaldo / ITÁLIA, FRANÇA

  • INVESTIGAÇÃO SOBRE UM CIDADÃO ACIMA DE QUALQUER SUSPEITA (INDAGINE SU UN CITTADINO AL DI SOPRA DI OGNI SOSPETTO), de Elio Petri / ITÁLIA

  • LE MANI SULLA CITTÀ, de Francesco Rosi / ITÁLIA, FRANÇA

  • LETTERA APERTA A UN GIORNALE DELLA SERA, de Francesco Maselli / ITÁLIA

  • NÓS QUE NOS AMÁVAMOS TANTO (C' ERAVAMO TANTO AMATI), de Ettore Scola / ITÁLIA

  • O BAILE (BALLANDO BALLANDO), de Ettore Scola / ITÁLIA, FRANÇA, ARGÉLIA

  • O BRINQUEDO PROIBIDO (IL GIOCATTOLO), de Giuliano Montaldo / ITÁLIA

  • O CASO MATTEI (IL CASO MATTEI), de Francesco Rosi / ITÁLIA

  • O PRADO (IL PRATO), de Vittorio Taviani, Paolo Taviani / ITÁLIA

  • OS SUBVERSIVOS (I SOVVERSIVI), de Paolo Taviani, Vittorio Taviani / ITÁLIA

  • PAI PATRÃO (PADRE PADRONE), de Vittorio Taviani, Paolo Taviani / ITÁLIA

  • PRIMA DELLA RIVOLUZIONE, de Bernardo Bertolucci / ITÁLIA

  • SACCO E VANZETTI, de Giuliano Montaldo / ITÁLIA, FRANÇA

  • SÓ RESTA ESQUECER (L´ISTRUTTORIA È CHIUSA: DIMENTICHI), de Damiano Damiani / ITÁLIA

  • SOB O SIGNO DO ESCORPIÃO (SOTTO IL SEGNO DELLO SCORPIONE), de  Vittorio Taviani, Paolo Taviani / ITÁLIA

  • TREVICO-TORINO, VIAGGIO NEL FIAT-NAM, de Ettore Scola / ITÁLIA

  • UM DIA MUITO ESPECIAL (UNA GIORNATA PARTICOLARE), de Ettore Scola / ITÁLIA

  • UN BORGHESE PICCOLO PICCOLO, de Mario Monicelli / ITÁLIA

  • UN SALUTO A SÃO PAULO, de Elisa Resegotti / ITÁLIA

  • VENHA DORMIR LÁ EM CASA ESTA NOITE (LA STANZA DEL VESCOVO), de Dino Risi / ITÁLIA

 


Retrospectiva Joaquim Pedro de Andrade


 


Longas


 



  • GARRINCHA, ALEGRIA DO POVO, de Joaquim Pedro de Andrade / BRASIL

  • GUERRA CONJUGAL, de Joaquim Pedro de Andrade / BRASIL

  • MACUNAÍMA, de Joaquim Pedro de Andrade / BRASIL

  • O HOMEM DO PAU-BRASIL, de Joaquim Pedro de Andrade / BRASIL

  • O PADRE E A MOÇA, de Joaquim Pedro de Andrade / BRASIL

  • OS INCONFIDENTES, de Joaquim Pedro de Andrade / BRASIL

 


Curtas


 



  • A LINGUAGEM DA PERSUASÃO, de Joaquim Pedro de Andrade / BRASIL

  • BRASÍLIA, CONTRADIÇÕES DE UMA CIDADE NOVA, de Joaquim Pedro de Andrade / BRASIL

  • CINEMA NOVO (IMPROVISIERT UND ZIELBEWUSST), de Joaquim Pedro de Andrade / BRASIL

  • COURO DE GATO, de Joaquim Pedro de Andrade / BRASIL

  • O ALEIJADINHO, de Joaquim Pedro de Andrade / BRASIL

  • O MESTRE DE APIPUCOS, de Joaquim Pedro de Andrade / BRASIL

  • O POETA DO CASTELO, de Joaquim Pedro de Andrade / BRASIL

  • VEREDA TROPICAL, de Joaquim Pedro de Andrade / BRASIL

 


Seções Especiais


 



  • A BELA DA TARDE (BELLE DE JOUR), de Luis Buñuel / FRANÇA, ITÁLIA

  • CABIRIA, de Giovanni Pastrone / ITÁLIA

  • CABIRIA (versão sonora), de Giovanni Pastrone / ITÁLIA

  • CAIÇARA, de Adolfo Celi / BRASIL

  • DIÁRIO – 1 E 2 (YOMAN), de David Perlov / ISRAEL

  • DIÁRIO – 3 E 4 (YOMAN), de David Perlov / ISRAEL

  • DIÁRIO – 5 E 6 (YOMAN), de David Perlov / ISRAEL

  • EU NÃO CONHECIA TURURU, de Florinda Bolkan / BRASIL

  • HISTÓRIAS TENEBROSAS (UNHEIMLICHE GESCHICHTEN), de Richard Oswald / ALEMANHA

  • LA GUERRA FILMADA – CAPITULO 1: “LA REPÚBLICA EN GUERRA”, de Trinidad Aguirre / ESPANHA

  • LA GUERRA FILMADA – CAPITULO 3: “REBELIÓN MILITAR Y REVOLUCIÓN SOCIAL”, de Trinidad Aguirre / ESPANHA

  • LA GUERRA FILMADA – CAPITULO 5: “CAMPOS DE BATALLA Y POLÍTICAS DE RETAGUARDIA”, de Trinidad Aguirre / ESPANHA

  • LA GUERRA FILMADA – CAPITULO 7: “RESISTIR, VENCER: HACIA EL FINAL DE LA GUERRA”, de Trinidad Aguirre / ESPANHA

  • TICO-TICO NO FUBÁ, de Adolfo Celi / BRASIL

 


Seções Especiais – Média Metragem


 



  • LA GUERRA FILMADA – CAPITULO 2: “LA ESPAÑA SUBLEVADA”, de Trinidad Aguirre / ESPANHA

  • LA GUERRA FILMADA – CAPITULO 4: “LA DEFENSA DE MADRID”, de Trinidad Aguirre / ESPANHA

  • LA GUERRA FILMADA – CAPITULO 6: “UNA GUERRA INTERNACIONAL”, de Trinidad Aguirre / ESPANHA

  • LA GUERRA FILMADA – CAPITULO 8: “LA VICTORIA”, de Trinidad Aguirre / ESPANHA

 


Curtas – Seção Especial


 



  • SHAKESPEARE MUDO – A TEMPESTADE (SILENT SHAKESPEARE – THE TEMPEST), de Percy Stow / INGLATERRA

  • SHAKESPEARE MUDO – NOITE DE REIS (SILENT SHAKESPEARE – TWELFTH NIGHT), de Charles Kent / EUA

  • SHAKESPEARE MUDO – O MERCADOR DE VENEZA (SILENT SHAKESPEARE – IL MERCANTE DI VENEZIA), de Gerolamo Lo Savio / ITÁLIA

  • SHAKESPEARE MUDO – REI JOÃO (SILENT SHAKESPEARE – KING JOHN), de William Kennedy-Laurie Dickson / INGLATERRA

  • SHAKESPEARE MUDO – REI LEAR (SILENT SHAKESPEARE – KING LEAR), de Gerolamo Lo Savio / ITÁLIA

  • SHAKESPEARE MUDO – RICARDO III (SILENT SHAKESPEARE – RICHARD III), de F. R. Benson / INGLATERRA

  • SHAKESPEARE MUDO – SONHO DE UMA NOITE DE VERÃO (SILENT SHAKESPEARE – A MIDSUMMER NIGHT´S DREAM), de J. Stuart Blackton, Charles Kent / EUA

 


Curtas –  Perspectiva


 



  • 10:15, de Hugo Félix / MÉXICO

  • 14 BIS, de André Ristum / BRASIL

  • 37 º C, de Tamara Sulamanidze / GEÓRGIA

  • A CERCA (EL CERCO), de Ricardo Íscar, Nacho Martín / ESPANHA

  • A ESTRADA ADIANTE (THE ROAD AHEAD), de Fiona Maree OConnell, Fiona Maree OConnell, Fiona Maree OConnell / AUSTRÁLIA

  • A FAMÍLIA DO ROQUE (LA FAMILIA DE ROQUE), de Ricardo Piterbarg / ARGENTINA

  • A FELICIDADE (HAPPINESS), de Sophie Barthes / EUA

  • A LUMINÁRIA (THE LUMINARY), de Nicholas Kallincos / AUSTRÁLIA

  • A PONTE (THE BRIDGE), de George Baerbakadze / AUSTRÁLIA

  • A ÚLTIMA SAÍDA (THE LAST EXIT), de Nicolas Poteet / CANADÁ

  • ABANDONO (LEFT), de Alexandre O. Philippe / EUA

  • ADEUS SR. SNUGGLES (GOODBYE MR. SNUGGLES), de Jonathan Hopkins / INGLATERRA

  • AGORA VOCÊ ME VÊ, AGORA NÃO (MOST LATSZOM, MOST NEM LATSZOM), de Attila Szasz / HUNGRIA

  • ALGUMA COISA ASSIM, de Esmir Filho / BRASIL

  • AMSTERDAM, de Fabio Mendonça / BRASIL

  • BEIJO DE SAL, de Fellipe Gamarano Barbosa / BRASIL

  • BERLINBALL, de Anna Azevedo / BRASIL, ALEMANHA

  • BERLITAD, de Pablo Ángeles / MÉXICO

  • BHAÏ-BHAÏ, de Olivier Klein / FRANÇA

  • BLOSSOM, HISTÓRIAS DA MANCHA 2 (BLOSSOM, LES HISTOIRES DE LA TACHE 2), de Marie-Laure Cazin / FRANÇA

  • BONECA DO MINHOCÃO, de Marcelo Presotto de Castro, Ana Paula Nero / BRASIL

  • CAMPO LIVRE (FREE RANGE), de Adam Etheridge / INGLATERRA

  • CARTÃO POSTAL (POSTCARD), de Maggie Fooke / AUSTRÁLIA

  • CHUVA ÁCIDA (BLACK RAIN), de George Barbakadze / AUSTRÁLIA

  • COMME UN AIR…, de Yohann Gloaguen / FRANÇA

  • COMO UMA GRAMA NO PRADO (COME UN FILO D'ERBA NEL PRATO), de Attilio Azzola / ITÁLIA

  • COMPOSURE, de Luc Anthony / AUSTRÁLIA

  • COPPERHEAD ROAD, de Ian Ogden / EUA

  • DEAR MISS MISTRESS, de Claire Walka / ALEMANHA

  • DEGRAUS, de Núbia Santana / BRASIL

  • DONA ANA (DOÑA ANA), de David Sanchez, Marlon Vasquez / COLÔMBIA

  • E AGORA COM A PALAVRA, NOSSOS PATROCINADORES (AND NOW A WORD FROM OUR SPONSORS), de Wojciech Lorenc / EUA

  • EMBAIXO DOS ESCOMBROS (BAJOS LOS ESCOMBROS), de Carlos Dávila Yeo / MÉXICO

  • ESPAÇOS PÚBLICOS (PUBLIC SPACES), de Martijn Veldhoen / HOLANDA

  • EU QUERO SER PILOTO (I WANT TO BE A PILOT), de Diego Quemada-Diez / QUÊNIA, MÉXICO, ESPANHA

  • FLOR SOLITÁRIA (LULEBORE), de Robert Budina / ALBÂNIA, FRANÇA

  • GE & ZETA, de Gustavo Riet / ARGENTINA

  • HANDMADE, de Denis Kamioka / BRASIL, ESPANHA

  • HELENA ZERO, de Joel Pizzini / BRASIL

  • HOMEM DE SORTE (SZERENCSES EMBER), de Tamas Kemenyffy / HUNGRIA

  • HOPSCOTCH, de Ana Viana / INGLATERRA

  • ILUSÃO (L'ILLUSION), de Bertrand Normand / FRANÇA

  • KADOGO, de Daniël Lamberts / BÉLGICA

  • LINHA VERDE (LIGNE VERTE), de Mareschal Laurent / FRANÇA

  • MAR ABERTO (OPEN SEA), de Simone A. Rapisarda / CANADÁ

  • MARÉ CAPOEIRA, de Paola Barreto Leblanc / BRASIL

  • MAREPE, de Marco Del Fiol / BRASIL, FRANÇA

  • MEMÓRIA SEM VISÃO, de Marco Vale / BRASIL

  • MEMÓRIAS AO VENTO (ARRUH ALA ARRIH), de Maythem Ridha / INGLATERRA

  • MEU ÚLTIMO PAPEL (MON DERNIER ROLE), de Olivier Ayache-Vidal / FRANÇA

  • MEUS AMIGOS CHINESES, de Sergio Sbragia / BRASIL

  • MING DE OURO (MING D'OR), de Jennifer Devoldere / FRANÇA

  • MODELO SIQUEIROS, de Mariana Rodríguez / MÉXICO

  • MONO, de Richard Smith / ESCÓCIA

  • NANOILUSÃO, de Francisco Garcia, José Wagner Garcia / BRASIL

  • NEGATIVOS DE MCLAREN (MCLAREN´S NEGATIVES), de Marie-Josée Saint-Pierre / CANADÁ

  • O CARACOL (EL CARACOL), de Alejandro Lugo / MÉXICO

  • O JANTAR (LE DINER), de Cecile Vernant / FRANÇA

  • O MONSTRO, de Eduardo Valente / BRASIL

  • O OUTRO QUARTO (EL OTRO CUARTO), de Acán Coen / MÉXICO

  • OS ESQUECIDOS (LOS OLVIDADOS), de Jaime Aguirre Peña / BOLÍVIA

  • PALAVRAS RISCADAS (GRATTE-PAPIER), de Guillaume Martinez / FRANÇA

  • PORVIROSCOPIO, de Carlos Adriano / BRASIL

  • PRIMEIRA VEZ, de Fabrício Bittar / BRASIL

  • QUANDO O TEMPO CAIR, de Selton Mello / BRASIL

  • QUEM SOMOS NÓS? (QUI SOMMES-NOUS?), de Béatrice Pollet / FRANÇA

  • QUIO: TÃO CONFUSA (QUIO: SO DAZED), de Christine Lang / ALEMANHA

  • SABA, de Gregorio Graziosi, Thereza Menezes / BRASIL

  • SAINDO DA SOMBRA, de Henrique Saladini / BRASIL

  • SCENARII, de Florent Trochel / FRANÇA

  • SE (IF), de Chris Brower / CANADÁ

  • SEM RUMO (DÉRIVES), de Bill Barluet / FRANÇA

  • SIRENES AO FUNDO (SIRENAS DE FONDO), de Arcadi Palerm / MÉXICO

  • SOB O ENCANTO DA LUZ, de Dirceu Lustosa / BRASIL

  • TRÊS TORRES (THREE TOWERS), de Yoni Bentovim, Emily Harris / INGLATERRA

  • UM CANTO NEUTRO (A NEUTRAL CORNER), de Emily Greenwood / INGLATERRA

  • UM CHARUTO NA PRAIA (A CIGAR AT THE BEACH), de Stephen Keep Mills / EUA

  • VALE PARAÍSO (VALLE PARAISO), de Eduardo Martin Julve / ESPANHA

  • VERA LÚCIA, de Diego de Godoy / BRASIL

  • VIDA AGITADA (SHAKING LIFE), de Peter Vadocz / HUNGRIA

  • VIDA ÍNTIMA (PRIVATE LIFE), de Abbe Robinson / INGLATERRA

 


Perspectiva – Média Metragem


 



  • A MEDIDA DAS COISAS (DAS MAB DER DINGE), de Sven Bohse / ALEMANHA

  • HARTOS EVOS AQUI HAY, de Hector Ulloque Franco, Manuel Ruiz Montealegre / FRANÇA, COLÔMBIA

  • INTERDOM, de Nasir Al-Jezairi / ALEMANHA

  • MULHERES EM PAÍSES ISLÂMICOS – IRÃ (WOMEN IN ISLAMIC COUNTRIES – IRAN), de Enes Hakan Tokyay / ALEMANHA

  • MULHERES EM PAÍSES ISLÂMICOS – PALESTINA (WOMEN IN ISLAMIC COUNTRIES – PALESTINE), de Enes Hakan Tokyay / ALEMANHA

  • NAVEGARAMAZÔNIA, de Jorge Bodanzky, Evaldo Mocarzel / BRASIL

  • O COLAR DE PESYA (HASHARSHERET SHEL PESYA), de Jorge Gurvich / ISRAEL

  • O SARCÓFAGO MACABRO, de Ivan Cardoso / BRASIL

  • OS INDESEJADOS (DIE UNERWÜNSCHTEN), de Sarah Moll / ALEMANHA

  • TENEBRAE, de Reza Benhadj / FRANÇA