Britânicos denunciam ação criminosa de Israel no Líbano

A Organização não-governamental britânica Landmine Action denunciou o efeito devastador que a munição de fragmentação causou à população civil do Líbano e o fracasso da comunidade internacional para impedir seu uso pelo exército de agressão israelense.

Em um relatório publicado hoje (18/10), a ONG afirmou que 35% das vítimas foram crianças e que 60% dos ataques israelenses com esta munição atingiram áreas urbanas.


 


Nos últimos três dias da agressão contra o Líbano, a quantidade de foguetes e bombas disparados foi maior que durante todo o tempo que a crise durou, acrescenta.


 


Apesar de ter advertido os civis para que abandonassem suas casas, muitos deles, incluindo idosos, decidiram ficar e morreram ou ficaram feridos, afirma a Landmine Action.


 


De acordo com a organização, pode haver munição deste tipo sem explodir em estradas, escolas, casas e jardins. A ONG também afirma que o uso desta munição afetou a colheita de verão e impediu a plantação de inverno, enquanto bloqueou o fornecimento de água.


 


A Landmine Action afirma que o Reino Unido usou munição de fragmentação no Iraque em 2003 e bloqueia os progressos sobre uma nova legislação que possa restringir seu uso.


 


O sofrimento do Líbano, acrescenta, é só o exemplo mais recente da história de mortes e ferimentos causados por este tipo de armamento.