PC da China publica nota sobre sociedade socialista

A Agência de Notícias Xinhua publicou hoje  (18/10) a decisão do Comitê Central do Partido Comunista da China sobre alguns importantes assuntos relacionados com a construção de uma sociedade socialista harmoniosa no país.

Sendo uma orientação para o desenvolvimento chinês, o documento foi aprovado pela 6ª reunião plenária do 16º Comitê Central do PCCh, no último dia 11 de outubro, e abrange oito partes como, por exemplo, importância e urgência da construção da sociedade socialista harmoniosa, seu guia básico, objetivos e princípios.


 


O documento assinala que a harmonia social é a natureza intrínseca do socialismo com características chinesas e uma importante garantia para a prosperidade do país, o rejuvenescimento da nação e a felicidade do povo; e é uma tarefa estratégica do Partido Comunista da China e a aspiração comum de todo o partido e de todo o povo chinês.


“Nós precisamos nos manter informados, vigilantes, para entender por completo a situação do país e a sua atual fase de desenvolvimento. Precisamos estudar e analisar as contradições e problemas e suas origens de um modo científico, para ser mais ativos diante dos conflitos e solucioná-los, além de tentar dar o máximo de nós para aumentar os fatores harmônicos da nossa sociedade, diminuindo a desarmonia para  criar de forma consistente fatores sociais harmônicos”, diz o documento.


A resolução elenca alguns princípios a serem seguidos, com os principais objetivos para se construir uma sociedade socialista harmoniosa colocados em 2020.


O objetivos para 2020 incluem “aumentar e melhorar o sistema legal socialista democrático; implementar o princípio fundamental de administrar o país de acordo com a lei; garantir o respeito pelos direitos do povo e seus interesses; diminuir a distância entre o desenvolvimento rural e urbano e entre as diferentes regiões; favorecer o surgimento de um padrão de distribuição de renda razoável e ordenado; aumentar a saúde familiar e habilitar as pessoas a viverem uma vida mais tranqüila”, destaca o documento.