Blanchard Girão – Solução extra-urnas

Prevendo a inevitável derrota nas urnas, a oposição dá indícios de que tenta encontrar um novo e impactante episódio que possa mudar, de modo brusco, o rumo dos acontecimentos eleitorais.

A insistência com que reclama uma solução açodada para as investigações sobre o rumoroso caso do “dossiê”, tão intrigante quanto misterioso, é o mais forte indicativo de que as forças oposicionistas querem uma outra saída ao embate previsto para o próximo dia 29.


 


A História do Brasil guarda em seu bojo numerosos exemplos de crises preparadas para distorcer a vontade do eleitorado e produzir resultados favoráveis aos segmentos que o povo está a rejeitar antecipadamente.


 


Os “planos Cohen”, as “cartas Brandi”, os “dólares de Cuba”, os “seqüestradores de Abílio Diniz vestidos pela Polícia com camisetas do PT”, “os dinheiros da Farc” e, mais recentemente, a tal compra do “dossiê” são o amanho do campo destinado ao golpe na vontade popular.


 


Enquanto isso, todas as pesquisas apontam para a vitória de Lula, cujo governo merece amplo respaldo da opinião pública de todo o País. Na limpidez do processo eleitoral, nem se discute mais: – Lula sairá vitorioso por ampla e esmagadora maioria.


 


Mas os brasileiros têm de ficar atentos para as manobras que, ostensivamente ou nos bastidores, estão sendo elaboradas pelos que pressentem o revés. Há como quê uma conspiração em marcha, envolvendo a grande mídia, à frente a revista Veja e algumas poderosas redes televisivas, produzindo um jornalismo faccioso e indecente, conforme denunciado por nomes respeitáveis da imprensa como Luiz Nassif, Paulo Henrique Amorim, Mauro Santayana e poucos mais.


 


Não podendo chorar suas mágoas às portas dos quartéis, batem a outros endereços na tentativa de “virar a mesa”. O Brasil repudia esse golpe, tal como Lott o repudiou em 55, quando Lacerda e companhia quiseram impedir a posse de JK.


 


Blanchard Girão é jornalista