Campanha lulista em Palmas
A presença do ministro Paulo Bernardo foi o fato novo da campanha pela reeleição de Lula em Palmas. O astronauta Marcos Pontes também esteve no Tocantins, para abrir a 3ª Semana Escolar de Telecomunicações. A resenha das notícias, por Carlos Pompe
Publicado 25/10/2006 10:16 | Editado 04/03/2020 17:23
Jornal do Tocantins
Campanha de Lula O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo (PT), esteve ontem em Palmas para incrementar a campanha à reeleição de Lula. Acompanhado do governador Marcelo Miranda (PMDB), do prefeito de Palmas, Raul Filho (PT), dos senadores João Ribeiro (PL) e Leomar Quintanilha (PCdoB), e demais lideranças locais, o ministro reforçou o compromisso de fortalecer e agradecer pelo voto tocantinense. Amanhã e sexta-feira, a coordenação de campanha pró-Lula fará caminhadas, bandeiraços e adesivaços em todos os municípios, simultaneamente. No sábado, haverá a “Carreata da Vitória”, em Palmas.
Mobilização pró-Alckmin Na próxima sexta-feira, o PFL tocantinense irá promover um adesivaço nas cinco principais cidades do Estado: Palmas, Araguaína, Gurupi, Porto Nacional e Paraíso.
Orçamento de Palmas O projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias de Palmas para 2007 propõe receita de R$ 455.888.650,00. Deverá ser votado hoje na Comissão de Orçamento e Finanças, da Câmara Municipal.
Palmeri x Rainel A disputa pela Secretaria de Esporte parece estar polarizada entre o Sul, com o ex-prefeito de Miracema, Rainel Barbosa, e o Norte, com o ainda deputado estadual Palmeri Bezerra (Araguaína). Os secretariáveis são peemedebistas e candidatos derrotados à Câmara Federal. Se o critério for número de votos, Palmeri sai na frente – teve 23.460 votos contra 8.639 de Barbosa.
Palmas x dengue Enquanto de janeiro a setembro de 2005 foram notificados 2.250 casos de dengue em Palmas, no mesmo período deste ano o número caiu para 1.934 casos. Esta redução também ocorreu no número de casos confirmados, pois até setembro de 2005 foram 1.451 e no mesmo período deste ano são 1.066 casos, conforme a Secretaria Municipal de Saúde. O dia 18 de novembro será o Dia D de Combate à Dengue em Palmas. Já as ações serão intensificadas durante toda a semana que vai de 10 a 18 de novembro.
Prefeito de Itaguatins em julgamento O prefeito Manoel Farias Vidal (sem partido) será julgado hoje na Câmara Municipal, por uma Comissão Processante, acusado de várias irregularidades em sua administração. Depois de 180 dias de trabalhos de investigação, a Comissão apurou denúncias de que o prefeito estaria desviando verbas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério (Fundef), falsificando documentos, e adulterando notas fiscais.
Gurupi não pode nomear e empossar O juiz da Vara da Fazenda Pública de Gurupi, Edimar de Paula, deferiu liminar que impede que a Prefeitura de Gurupi nomeie ou dê posse às pessoas aprovadas no concurso público realizado em 2003. O município deve cumprir a liminar imediatamente, ficando assim impossibilitado de nomear e empossar os concursados utilizando o decreto de número 11, que prorrogava por mais 10 meses o certame, cujo prazo de validade expirou em janeiro de 2006.
Arapoema x ocupantes O prefeito Antônio Carlos de Carvalho (PMDB) pediu reintegração de posse na Justiça para retirar mais de 100 famílias que se alojaram nas 106 casas populares , localizadas no Setor Cristal II. De acordo com o prefeito, na última segunda-feira, ainda tentou conversar com as famílias que invadiram as residências, que estão em fase de acabamento, mas como elas não saíram entrou com ação judicial.
Revitalização de bacia Araguaia-Tocantins Após ter havido discussões semelhantes em Cuiabá (MT) e Goiânia (GO), agora é a vez de Palmas sediar a reunião para apresentação do Programa de Revitalização da Bacia Tocantins-Araguaia e a Oficina de Detalhamento dos Componentes das Linhas Básicas de Ação. A iniciativa é do Ministério do Meio Ambiente, que realizará os encontros nos cinco estados e no Distrito Federal, que compõem a bacia considerada a segunda em disponibilidade hídrica do Brasil. A bacia compreende 11% do território nacional e, além de abranger cerrado e amazônia, dois dos maiores biomas do Brasil, ainda comporta o maior manancial de água doce subterrâneo do mundo (Aqüífero Guarani).
Recuperação de crédito Na contramão do que está sendo registrado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) em nível nacional (queda de 3,99% na recuperação de crédito comparando a primeira quinzena de outubro com o mesmo período do ano passado), no Tocantins as Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) de Palmas e Gurupi e a Associação Comercial e Industrial de Araguaína (Aciara) revelam que o tocantinense está preocupado em limpar o nome. “Estão visando as compras de final de ano, e porque também o consumidor está mais consciente”, destaca o presidente da CDL palmense, Sílvio Cunha. Segundo ele, a popularização do cartão de crédito contribui para a queda nos números de registros e consultas.
Astronauta incentiva secundaristas O astronauta Marcos Pontes despertou sonhos e ideais em estudantes ontem, na abertura da 3ª Semana Escolar de Telecomunicações que continua até amanhã. Para um auditório lotado de estudantes o primeiro astronauta brasileiro a chegar ao espaço lembrou que a tecnologia é assunto que deve estar sempre em pauta, assim como o exemplo da genialidade de Alberto Santos Dumont, o pai da aviação.
Golpe do seqüestro O golpe do falso seqüestro realizado por meio de telefonemas chegou à região Norte e Extremo Norte do Estado. Somente em Araguaína, na última semana, conforme o 1º Distrito Policial da cidade, foram mais de quarenta ligações e o mesmo tipo de telefonema: pessoas informam que estão com alguém da família que sofreu um acidente, mas logo em seguida, avisam que o familiar está sendo mantido refém e para libertá-lo é preciso passar uma certa quantia em dinheiro para uma determinada conta bancária. O golpe também foi registrado nas cidades de Riachinho e Xambioá.
clebertoledo.com.br
Recursos para o programa Luz para todos Na sessão ordinária dessa terça-feira, a deputada Josi Nunes teve um requerimento aprovado. Josi solicitou à ministra chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, a assinatura da segunda parcela do convênio com a Eletrobrás e a Celtins que visa atender ao programa Luz para todos no Tocantins.