Prefeito de Aracaju, estuda adoção do passe escolar nos fins de semana e feriados
Em reunião ocorrida ontem, líderes estudantis conseguem promessa do Prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB), de que o passe escolar poderá ser utilizado nos finais de semana e feriados.
Publicado 01/12/2006 11:59 | Editado 04/03/2020 17:21
Após uma reunião com uma comissão de representantes de entidades estudantis realizada no final da tarde de ontem, 30/11, o prefeito Edvaldo Nogueira anunciou que estudará a melhor maneira de instituir a autorização para que os estudantes utilizem o passe escolar durante feriados e fins de semana.
O prefeito afirmou que considera uma justa reivindicação da classe estudantil e que, mesmo sabendo que enfrentará interesses contrários, decidiu atender a uma das maiores reivindicações do movimento estudantil. O prefeito se comprometeu em anunciar de que forma instituirá a medida até o próximo dia 15 de dezembro.
“Vamos estudar se elaboraremos um projeto de lei que será enviado à Câmara de Vereadores, ou se farei um decreto instituindo a validade do passe escolar nos fins de semana e feriados. Darei essa resposta até o dia final de dezembro. Faremos o possível para que até janeiro consigamos instituir essa conquista em Aracaju”, anunciou o prefeito.
Engajamento
Relatando as dificuldades e experiências enfrentadas no seu tempo de estudante e acadêmico, o prefeito ressaltou o seu empenho no engajamento nas bandeiras levantadas pelo movimento estudantil.
“Iniciei minha trajetória no movimento estudantil e conheço precisamente todas as dificuldades que um jovem de origem humilde precisa enfrentar para estudar. Por isso, a administração tem se empenhado em oferecer qualidade no ensino e proporcionar todas as condições necessárias para que os jovens consigam conquistar um futuro melhor através do estudo”, relatou.
Após receber um abaixo-assinado com mais de 10 mil assinaturas, o prefeito também solicitou o apoio dos estudantes para enfrentar as prováveis reações negativas à iniciativa. “Também precisarei da ajuda de vocês, pois sei que sofrerei muita pressão. Vamos contrariar interesses, mas confio na capacidade de mobilização dos estudantes para irmos à câmara, se for necessário, e até engajar outros segmentos sociais nessa luta”, disse Edvaldo Nogueira.
Segundo a presidente estadual da União da Juventude Socialista (UJS), Karla Trindade, a atitude do prefeito demonstra o seu compromisso com a classe estudantil. “É uma vitória para os estudantes, pois sabemos da necessidade que o passe livre representa para os jovens, sobretudo carentes, na grande Aracaju. Na realidade, conhecendo o passado de Edvaldo Nogueira, já esperávamos que ele se engajasse nessa luta”, afirmou.
“Isto também é um resultado da grande mobilização que promovemos, de forma alegre sem violência, sensibilizar a sociedade sergipana e unificar todas as entidades do movimento estudantil em prol dessa causa. A prefeitura demonstra mais uma vez a prioridade que dá à coletividade e aos menos favorecidos. Aguardamos o resultado positivo, mas a luta não acaba”, declarou o presidente do DCE da Unit, Danilo Segundo.
De forma semelhante, o diretor da União Nacional dos Estudantes (UNE), Júlio Neto, elogiou a iniciativa do prefeito e o resultado da mobilização estudantil. “Essa é uma luta de mais de quatro anos, viemos nos organizando e finalmente podemos contar com apoio do poder público e, principalmente, com o apoio popular. O prefeito encampou uma luta que beneficiará não só os estudantes aracajuanos, como os de toda a região metropolitana”, disse.