Para Evo, vitória de Chávez acaba com democracias servis

O triunfo eleitoral de Hugo Chávez na Venezuela acaba com as democracias “controladas e servis” na América Latina, afirmou nesta segunda-feira (4/12) o presidente boliviano Evo Morales, ao felicitar seu colega e aliado político por sua reeleição.

“Recebemos com alegria o triunfo de Hugo Chávez. Com sua reeleição, acabam as democracias controladas e servis, e quem ganha com o voto do povo é sempre bem-vindo”, afirmou o presidente boliviano em entrevista coletiva.



Evo, que é o primeiro indígena a governar a Bolívia em seus 181 anos de história republicana, disse que o triunfo eleitoral de Chávez – com 61,8% dos votos, segundo dados oficiais – lhe dá a mesma alegria que as vitórias do nacionalista Rafael Correa, no Equador, e do ex-guerrilheiro sandinista Daniel Ortega, na Nicarágua.



Evo disse ainda que ligou para Chávez assim que ficou sabendo dos resultados da eleição venezuelana para felicitar seu aliado por sua vitória.



Chávez, por sua vez, aproveitou a oportunidade para confirmar sua presença na Conferência Sul-Americana, que se realizará sexta-feira e sábado na cidade boliviana de Cochabamba.



Da redação, com agências