Prefeitura de Fortaleza garante 1.126 moradias para famílias carentes

A Prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, assinou nessa terça-feira (23), a ordem de serviço para a construção 1.126 moradias voltadas para famílias das áreas de risco da Vila Cazumba e Lagoa da Zeza, ambas localizadas na área da SER-VI.

A ação, orçada em R$ 29 milhões, será financiada através do Orçamento Geral da União e faz parte do Programa Palafitas Zero – Urbanização, Regularização e Integração de Assentamentos Precários, do Governo Federal, através do Ministério das Cidades.


 


O senador eleito, Inácio Arruda, que participou da solenidade e acompanhou as negociações para a liberação dos recursos, afirmou que em 2008, quando toda a obra estiver concluída, as emissoras de televisão e de rádio e os jornais da cidade não vão mais mostrar a Lagoa da Zeza com o povo morando dentro dágua. “A prefeita conseguiu arrancar o dinheiro para garantir que essa lagoa seja da comunidade”.


 


A solenidade contou ainda com as presenças da presidente da Habitafor, Olinda Marques, do titular SER-VI, Récio Ellery Araújo, do diretor do Departamento de Produção Habitacional do Ministério das Cidades, Daniel Nolasco, do superintendente regional em exercício da Caixa Econômica Federal, Odilon Pires Soares, além de representantes da construtora que venceu a licitação para as obras.


 


Na ocasião, a prefeita Luizianne informou que toda a obra terá um prazo de 12 meses para ser concluída e que a comunidade precisa ajudá-la, cobrando agilidade da construtora. Luizianne falou da sua alegria de estar naquele momento, celebrando a vitória daquelas pessoas, que vão sair da lama, passando a morar num conjunto habitacional. “Beira de lagoa não é local para gente morar”,afirmou a prefeita.


 


O projeto da prefeitura prevê a construção de 1.126 unidades habitacionais, melhorias habitacionais para as casas de 167 famílias na Vila Cazumba e 186 na Lagoa da Zeza. Vale lembrar que as áreas desocupadas serão requalificadas para que não sejam novamente ocupadas. As moradias do novo empreendimento terão área total de 39,75 m² e contarão com sala, cozinha, banheiro, dois quartos, área de serviço e quintal. No conjunto habitacional também serão construídos equipamentos sociais, como duas quadras poliesportivas, creche-escola, balcão de negócios e praça.


 


De Fortaleza, Emília Augusta