Lula discorda de críticas de Serra ao PAC

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva minimizou hoje as críticas feitas pelo governador de São Paulo, José Serra, ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Provocado por jornalistas durante uma visita às obras da BR-101 em Parnamirim, no Rio Gra

Mas fez questão de destacar que, entre as obras estabelecidas como prioridade no programa, estão investimentos importantes em São Paulo, como a conclusão de mais um trecho do Rodoanel.


 


“Nós temos grandes investimentos em todos os Estados. São Paulo tem grandes investimentos. O Rodoanel e o Ferroanel são obras históricas de São Paulo”, disse Lula, quando questionado sobre as críticas feitas ao programa pelo governador tucano.



Lula disse ainda que há uma tentativa de criar a idéia de divergência em relação ao programa e insistiu que se dispõe a ouvir demandas dos Estados. Ele deixou claro, entretanto, que os projetos prioritários para o País, na sua avaliação, já estão definidos. Outras obras, segundo ele, terão que ser discutidas “no Orçamento, fora do PAC”. “O PAC é aquilo que é prioridade zero”, disse Lula, acrescentando que trata-se de um programa de “integração nacional” e não de um processo de obras para atender o interesse dos Estados.



Acompanhamento



Lula, que aproveitou esta quarta-feira para visitar diversas obras inseridas no PAC, afirmou ainda que pretende acompanhar de perto a evolução dos projetos. Ele ressaltou que viajará por todo o Brasil neste segundo mandato e que exigirá relatórios quinzenais de todas as obras. “Eu aprendi o seguinte: o porco só engorda se tiver o olho do dono tomando conta dele. Se deixar terceirizar, acabou”, disse o presidente.



A obra da BR-101, que está sendo duplicada em diversos trechos da região Nordeste, figura entre as prioridades incluídas pelo presidente no PAC. Segundo o governo federal, somente no trecho de Parnamirim serão investidos R$ 107 milhões. O presidente afirmou que, com a obra, será criado um novo modelo de rodovias para o Brasil. “Precisamos melhorar as rodovias brasileiras porque às vezes você inaugura uma rodovia e dois anos depois já tem que estar com uma operação tapa-buraco.”


Fonte: IG