China: parque eólico gerará 47 milhões de kW ao ano

Duas empresas energéticas chinesas, a Shanghai Environment e a Shanghai Huadian Electric Power, criarão e administrarão por meio de uma empresa mista um parque eólico no litoral de Xangai com capacidade de gerar 46,69 milhões de quilowatts-hora ao ano, in

Com um investimento de 800 milhões de iuanes (US$ 100 milhões), o parque, de 40 mil metros quadrados, será construído em Xangai. A expectativa é que a primeira etapa das obras, que custará um quarto do valor total, esteja concluída até o fim do ano.


 


A companhia pretende instalar 15 aerogeradores de 1,5 megawatt no local. O projeto gerará à metrópole chinesa uma economia ao ano de cerca de 12 mil toneladas de carvão, que ainda é uma das principais fontes de energia do país.


 


Atualmente, Xangai já conta com três pequenos parques eólicos, que juntos produzem 25 megawatts anuais. “Em 2010, a energia eólica total (de Xangai) ficará em torno dos 300 megawatts, 2% da capacidade energética da cidade”, afirmou Li Xin, responsável da Comissão para o Desenvolvimento e a Reforma do município.



Segundo dados de finais de 2005, a China possui 62 parques eólicos em operação, com uma capacidade de geração conjunta de 1.266 megawatts. O governo tem o objetivo de alcançar os 5 mil megawatts em 2010 e os 30 mil em 2020, quando a energia eólica cobrirá 3% da necessidade energética chinesa.