Lula atende reivindicação do Bloco de Esquerda e muda o PAC

O Presidente Lula autorizou o ministro da Fazenda, Guido Mantega, a alterar proposta do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) para evitar prejuízo para os trabalhadores com a aplicação de R$5 bilhões do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e

O anúncio foi feito na reunião do Conselho Político do governo de coalizão, nesta terça-feira (13). O presidente Lula quer atender às reivindicações dos integrantes do Conselho que haviam solicitado garantias para os trabalhadores.



O Presidente Lula disse que o fundo de investimentos deve ter uma remuneração menor do que a que tem hoje o FGTS, que é calculada com base na TR (taxa de referência) mais 3%.



Outra novidade apresentada na reunião diz respeito a determinação do Presidente Lula ao ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, para que promova reunião com as bancadas dos partidos aliados para apresentar o organograma da liberação das emendas.



O governo não nega que haverá contingenciamento das emendas parlamentares, mas a elaboração de um calendário para liberações das emendas representa uma novidade, que foi comemorada pelos parlamentares. 



Segundo participantes da reunião, o Presidente Lula apelou a todos no sentido de que, ao fazerem melhoramentos no PAC, os parlamentares mantenham a essência do programa. E manifestou desejo de que os relatores dos projetos de lei e das medidas provisórias do PAC sejam escolhidos o mais rápido possível.



De Brasília
Márcia Xavier