Lula pede cautela ao Congresso na votação do pacote de segurança

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez nesta terça-feira (13) um apelo aos líderes partidários para que o Congresso Nacional vote com cautela os projetos na área de segurança pública.

Durante reunião do Conselho Político nesta manhã, no Palácio do Planalto, Lula disse que os parlamentares não devem agir sob a pressão do clamor popular provocado pela morte do menino João Hélio Fernandes, no Rio de Janeiro.


 


“O presidente fez um apelo no sentido de que nós, enquanto indivíduos, podemos nos emocionar. Mas como agentes públicos, temos que tomar decisões da forma que elas merecem. O apelo foi do presidente: jamais fazer deliberações levados pela emoção, nem como prestação de contas”, disse a líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC).


 


Segundo a senadora, os deputados e senadores não podem agir de forma “passional ou precipitada” – o que pode resultar em ações irresponsáveis da parte do Congresso.


 


“Deliberações que podem ser apresentadas como milagrosas podem provocar depois arrependimentos profundos”, afirmou.


 


Ideli defende que o Senado espere a votação do pacote antiviolência pela Câmara dos Deputados. O pacote com dez medidas na área da segurança pública foi aprovado pelos senadores em junho do ano passado, mas até hoje não foi apreciado pelos deputados.


 


Durante o encontro com os líderes, Lula reiterou que a redução da maioridade penal não vai solucionar os problemas da violência no país.


 


Com informações da Folha Online