Sem categoria

Embaixador do Vietnã visita sede nacional do PCdoB

Por Priscila Lobregatte


Ao lado do presidente do PCdoB, Renato Rabelo, dirigentes comunistas receberam, nesta quarta-feira, 21, a visita do embaixador vietnamita no Brasil, Nguyen Thac Dinh, e o adido comercial, Tran Su.

Na tarde desta quarta-feira de Cinzas, o PCdoB recebeu em sua sede nacional a visita do embaixador do Vietnã no Brasil, Nguyen Thac Dinh, e o adido comercial Tran Su. A reunião teve como objetivo estreitar as relações entre os partidos comunistas do Brasil e do Vietnã e saudar  o novo representante do país asiático em Brasília. Nguyen Thac Dinh, que está em Brasília há sete meses, ocupará a Embaixada por mais três anos e meio. Participaram do encontro o presidente do PCdoB, Renato Rabelo, os secretários de Organização, Walter Sorrentino, de Formação, Adalberto Monteiro, Sindical, João Batista Lemos e de Juventude, Ricardo Abreu “Alemão”.




Durante a reunião, que durou cerca de uma hora, o embaixador disse estar satisfeito em poder encontrar lideranças do PCdoB. Ele declarou ter ficado  “com mais vontade de conhecer os dirigentes brasileiros” após a reeleição do presidente Lula, vitória que, salientou, o partido ajudou a construir.




O encontro com os  comunistas brasileiros também serviu para dar prosseguimento aos preparativos para a vinda, em abril, do secretário-geral do Partido Comunista do Vietnã, Nong Duc Manh, que, na hierarquia do país é o primeiro homem mais importante. Ele deverá passar ainda por Cuba, Venezuela e Chile. No Brasil, a visita terá caráter oficial e na ocasião, espera-se que o dirigente seja recebido pelo presidente Lula.




“O Partido Comunista do Vietnã é sempre um grande exemplo para os comunistas brasileiros”, disse Renato Rabelo. “O partido foi muito importante na derrota de duas potências imperialistas [França e Estados Unidos] e agora enfrenta uma nova batalha pela construção do socialismo. Acredito muito na capacidade do partido porque quem foi capaz de proezas como essas, tem condições de construir essa nova sociedade”, completou Rabelo. De acordo com Rabelo, “o PCdoB acompanha, com muito interesse, os passos do PCV”.




No âmbito nacional, Rabelo informou o embaixador sobre a participação dos comunistas no governo Lula. O presidente lembrou que a participação do PCdoB no âmbito federal “é uma nova experiência para os comunistas”. “Somos parte de uma ampla frente, formada por várias legendas, em que o PCdoB não é o partido central. Somos aliados importantes do presidente da República, mas não conduzimos o governo”. Rabelo destacou ainda a participação do partido em governos estaduais e municipais, nas instâncias legislativas e nos movimentos sociais, onde é força destacada principalmente no movimento estudantil.




O dirigente comunista ressaltou ainda o papel da política externa brasileira na integração latino-americana, bem como no estreitamento das relações sul-sul. “Vemos essa opção como fator importante para que os países do chamado ‘terceiro mundo’ possam fazer frente às investidas imperialistas”. O embaixador vietnamita disse ainda “confiar no PCdoB” na missão de aglutinar forças de esquerda para liderar essa frente antiimperialista. Finalizando a visita, Nguyen Thac Dinh disse que esta foi a primeira atividade de sua agenda após o feriado que comemora a entrada do Ano Novo Lunar no Vietnã, o Tet, iniciado em 17 de fevereiro. Em tom de brincadeira, disse que a escolha do primeiro compromisso é importante para que os demais corram bem. “Se o primeiro compromisso for bom, todos os outros tendem a dar certo também. Por isso, escolhi começar por essa visita ao PCdoB”.