Bancada do Amazonas se reúne com líderes empresariais e a Suframa para discutir a TV Digital

A bancada federal do Amazonas no Congresso Nacional estará reunida nesta sexta-feira (dia 2) com líderes empresariais e técnicos da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).

A reunião será na sede da autarquia, no Distrito Industrial, às 16h. Em pauta, a discussão de estratégias para a defesa da produção de conversores de sinal ( set-top box) e da TV Digital no Pólo Industrial de Manaus (PIM).


 


Com a edição da MP 352, como parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), foi mantido o direito constitucional da ZFM em conceder incentivos para a fabricação em Manaus dos dois produtos. Com o encaminhamento da MP para votação no Congresso, a mesma recebeu 54 emendas, sendo que algumas tentam estender a concessão de incentivos para que o set-top box e a TV Digital seja fabricados fora de Manaus. Caso isso aconteça, o PIM perde milhares de empregos e faturamento, já que as TVs respondem pela maior parte da produção do principal segmento do pólo industrial, o eletroeletrônico.


           


Na avaliação da coordenadora da bancada do Amazonas no Congresso, a deputada federal Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), é preciso união entre os parlamentares e um discurso afinado sobre a importância do PIM para a região, sobretudo para a manutenção da cobertura florestal do Estado, que hoje está em 98% preservada. E isso graças ao modelo de desenvolvimento adotado ainda na década de 1960, baseado na indústria eletroeletrônica de consumo e bens duráveis, com reduzido impacto ambiental.


 


“O modelo Zona Franca, que neste dia 28 de fevereiro completou 40 anos, emprega mais de 100 mil empregos diretos e outros mais de 400 mil indiretos. E das taxas que a Suframa arrecada juntos às empresas, a autarquia financia projetos de infra-estrutura na sua área de atuação (Amazônia Ocidental mais Macapá e Santana, no Estado do Amapá), formação de capital intelectual, bem como estímula o desenvolvimento das potencialidades regionais, com responsabilidade sócio-ambiental”, resume a deputada.


 


 
De Manaus,
Hudson Braga.