Coreanos começam nova fase rumo à reunificação

Representantes do norte e do sul da península coreana prosseguiram nesta quinta-feira (1.°/3), em Pyongyang, as negociações interministeriais para avançar o processo de reunificação dos dois países, interrompido há sete meses, revelou hoje a agência Pr

O ministro da Unificação da Coréia do Sul, Ri Jae Jong, e o chefe do gabinete dos ministros da República Popular Democrática da Coréia (RPDC), Kwon Ho Ung, chefiam as delegações nos debates que se iniciaram na última quarta-feira e se estenderão até a próxima sexta-feira.


 


Kwon destacou que as negociações são necessárias pelo bem das relações bilaterais e a idéia de fundar uma nação para os coreanos.


 


O alto funcionário defendeu o fortalecimento dos mecanismos institucionais, a promoção de vínculos de cooperação em vários campos e a adoção de medidas práticas nesse sentido.


 


Para isso, propôs celebrar em março próximo uma nova rodada do Comitê de Cooperação Econômica, para dar novo impulso à cooperação em diferentes setores.


 


Nesse sentido, insistiu em um encontro com a Cruz Vermelha para discutir o problema das famílias separadas pela Guerra da Coréia (1950-1953).