Chávez confirma giro pela América do Sul ''ao lado de Bush''

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, confirmou nesta sexta-feira (2/3) sua visita a países da América Latina. A viagem ocorrerá durante o mesmo período em que o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, fará visita ao Brasil, Uruguai e Colômbia.

Chávez informou que nos dias 9 e 10 de março estará na Argentina e na Bolívia, respectivamente, para promover a integração regional. ''Em 9 de março estaremos em Buenos Aires, e no dia 10, na Bolívia'', afirmou o líder venezuelano em seu programa diário ''Alô, presidente'', transmitido pela rádio e TV estatais.



Chávez, que conversou ao vivo por telefone com o presidente boliviano, Evo Morales, acrescentou que vai discutir assuntos como o Banco do Sul, o Gasoduto do Sul e a possível criação de uma ''organização de países produtores e consumidores de gás na América do Sul'' que, ao menos em princípio, envolveria Venezuela, Bolívia e Argentina.



Venezuela e Bolívia contam ''com a maior reserva de gás do continente'' e ''a Argentina dispõe de muita tecnologia'' no setor, argumentou Chávez.



Evo informou que receberá Chávez no Departamento de Beni, o mais afetado pelas inundações causadas pelas fortes chuvas que deixaram quase 40 mortos e mais de 350 mil desabrigados.



Ele agradeceu a solidariedade do governo venezuelano, que nesta sexta-feira anunciou ter elevado para US$ 15 milhões a doação humanitária ao país vizinho. Já o presidente argentino, Néstor Kirchner, esteve na semana passada na Venezuela e assinou com Chávez 17 acordos.



Sem sabotagem
Chávez e Evo negaram que tenham planos de ''sabotar'' a viagem sul-americana de Bush. ''Estão dizendo que estamos sabotando a visita de Bush'', comentou Chávez durante a conversa por telefone transmitida ao vivo no programa de rádio.



Ambos também brincaram com a possibilidade de encontrar o presidente americano numa ''cúpula'' em La Paz. ''Bush quer ir à Bolívia. Talvez nos vejamos lá, numa cúpula'', disse Chávez entre risos.



No programa de quarta-feira (28), Chávez desejou ''sucesso'' à viagem de Bush pela América do Sul, mas acrescentou que, na sua opinião, a iniciativa será ''um fracasso''. Ele previu manifestações de protesto nos países visitados.



O líder venezuelano negou a intenção de ''sabotar'' a viagem de Bush, como disse parte da imprensa. Chávez afirmou ainda que a visita do presidente dos EUA à América do Sul tem o objetivo de ''dividir e deter a nova corrente de mudanças em andamento no continente''.