“8 de março – Fora Bush” mostrará resistência das mulheres no Brasil

O Senhor das Guerras é “persona non grata” em terras brasileiras. O apelo é feito pela Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS) para convocar o ato contra a presença do presidente dos Estados Unidos da América, George Bush, no Brasil. O Ato t

Em Brasília, a exemplo do que ocorrerá nos demais estados brasileiros, está sendo organizado um ato político para a quinta-feira (8), a partir das 9 horas. A mobilização já começou em vários estados do país, onde estão sendo organizados protestos no dia 8 de março, contra a política imperialista e militarista dos Estados Unidos. 



A concentração será na praça cultural ao lado do Museu Nacional Honestino Guimarães na Esplanada dos Ministérios perto da Rodoviária do Plano Piloto. De lá, os manifestantes farão uma caminhada até a embaixada dos Estados Unidos.



“Desejamos que todos estejam presentes e manifestem sua indignação em relação  as ações belicistas e cruéis realizadas pelos Estados Unidos,  sua política externa imperialista, peçam paz para todo o mundo e ressaltem a luta da mulher por igualdade”, destaca Andréa Barbosa, dirigente do PCdoB no DF.



Segundo o representante da Central Única dos Trabalhadores (CUT) na CMS, Antônio Carlos Spis, militantes das 32 entidades que integram a coordenação irão “perseguir” Bush assim que ele desembarcar no País, o que deve acontecer no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. 



A CMS reúne 32 entidades como a CUT, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), União Nacional dos Estudantes (UNE), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Associação Brasileira de Imprensa (ABI), entre outros.



Desespero



O presidente George Bush visita o Brasil nos dias 8 e 9 para tentar melhorar as relações políticas e comerciais com o Brasil, Uruguai, Colômbia, Guatemala e México. Os movimentos políticos de esquerda vêem na viagem de Bush, uma busca desesperada para recuperar a influência dos Estados Unidos sob a região.



Os Estados Unidos não escondem a preocupação com a tendência à esquerda e a predominância socialista dos governos latino-americanos, a força de Hugo Chávez e sua ascendência sobre outros governos.



O presidente George W. Bush inicia sua viagem por São Paulo; em seguida, visita Uruguai, Colômbia, Bogotá, Guatemala e México.



No Brasil, Bush vai tratar com o Presidente Lula do biocombustível e a Rodada de Doha de negociações comerciais. No dia 31 de março, Lula será recebido por Bush em Camp David, a casa de campo do presidente norte-americano. Em solo norte-americano, a pauta será sobre os temas que preocupam os Estados Unidos, como Cuba, Venezuela, Bolívia e Equador.



De Brasília
Márcia Xavier