Jobim renuncia à disputa pela presidência do PMDB

O ex-ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Nelson Jobim renunciou nesta terça-feira (6/3) à disputa pela presidência do PMDB. Ele disputava o cargo com o atual presidente da legenda, o deputado Michel Temer (SP). O embate entre os dois ocorreria na c

“Os acontecimentos das últimas horas enunciam opção objetiva do governo quanto à disputa no PMDB. Diante disso resta-me afastar-me em definitivo da contenda”, diz a nota divulgada por Jobim.



Entre os motivos alegados nos bastidores por Jobim para desistir de sua candidatura está a suposta intervenção do Planalto na disputa. Segundo aliados do ex-ministro, a gota d'água teria sido o convite feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao deputado Geddel Vieira Lima (PMDB-BA) para assumir a Integração Nacional.



Jobim considerou que Lula estava fortalecendo o grupo de Temer, já que o presidente do PMDB tem a preferência da bancada do partido na Câmara – onde está Geddel. Aliados de Jobim – como o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) e o senador José Sarney (PMDB-AP) tentaram evitar a renúncia de Jobim, mas o pedido foi em vão.