Lula lança campanha para enfrentar feminização da Aids

Já está se tornando uma tradição que, a cada ano, nesta data, o governo federal, por intermédio da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), lance uma iniciativa dirigida especialmente às mulheres e as homenageie elegendo um segmento rep

O Presidente Lula, lança, nesta quarta-feira (7), às 9h30, na Cidade do Samba, Rio de Janeiro, o Plano de Enfrentamento da Feminização da Aids e outras DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis), juntamente com a Campanha de Prevenção das DST/Aids nos Jogos Pan e Parapan-americanos Rio 2007.



Autoridades e atletas participam do evento, que reunirá esportistas da atualidade até nomes históricos do esporte olímpico brasileiro como Maria Lenk.



Já confirmaram presença as atletas Mariana Brochado (natação), a ex-nadadora Patrícia Amorim, Daniele Hypólito e Aida dos Santos (ginástica), Lara Puglia (nado sincronizado), Jacqueline Silva (vôlei de praia), Ana Paula (vôlei), Fabiana Murer (salto com vara), entre outras.



Também participam do lançamento o ministro do Esporte, Orlando Silva Jr.; a ministra da Secretaria Especial de Políticas para as mulheres, Nilcéa Freire; o ministro da Saúde, Agenor Álvares; a diretora do Programa Nacional de DST e Aids, Mariângela Simão; lideranças comunitárias; autoridades.



Vulnerabilidades



A Campanha terá o slogan “Vista-se nos jogos” e se estenderá até agosto, quando se encerra o Parapan. A Campanha de Prevenção das DST/Aids no Pan e Parapan vai envolver os atletas na luta contra a Aids com o objetivo de conscientizar a população para a importância de uma vida saudável e da diminuição de algumas das vulnerabilidades associadas à transmissão do vírus da Aids e de outras doenças.



No início dos jogos, cada atleta e participantes em geral receberá um kit com preservativos, camisetas e informações sobre prevenção. Outra estratégia será a realização de atividades de prevenção na Vila Olímpica.



A campanha e o Plano são resultado de uma ampla parceria articulada entre vários órgãos do governo federal – além da SPM, envolve os ministérios do Esporte, Saúde, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, o Fundo das Nações Unidas para o Desenvolvimento da Mulher (UNIFEM), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).



A campanha conta ainda com o apoio da Caixa Econômica Federal (CEF), do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), do Comitê Paraolímpico Brasileiro, do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Prefeitura do Rio de Janeiro.



Fonte: Ministério do Esporte