Toma posse a nova Assembléia Legislativa de SP

Os noventa e quatro deputados estaduais eleitos para a 16ª Legislatura tomaram posse nesta tarde (15/03) e elegeram como presidente da Assembléia paulista o tucano Vaz de Lima.

Praticamente sem oposição,ele foi eleito com 90 votos, contra dois para o candidato do PSOL Raul Marcelo. Houve ainda uma abstenção (do próprio Vaz de Lima) e a ausência por motivos pessoais do deputado Roque Barbieri.


 


A facilidade com que o governador José Serra elegeu o candidato de sua preferência demonstra que, ao menos no início do governo, ele terá grande facilidade em aprovar seus projetos no legislativo. A bancada governista, se contados apenas os partidos da coligação de Serra, conta com 44 deputados. No entanto, com os apoios que devem ser fechados, a base governista poderá ultrapassar 70 parlamentares.


 


A oposição está mais fragilizada que na legislatura anterior, inclusive com a ausência de representação do PCdoB. O que há de certo na parcela oposicionista são as bancadas do PT, que ainda assim não apresentou óbice à eleição do candidato tucano à presidência da Casa, e do PSOL. Somadas as bancadas, a oposição terá 22 deputados.


 


Fernando Borgonovi, pelo Vermelho-SP



 


Leia artigo “A nova Assembléia Paulista e os desafios da democracia”, de Rodrigo de Carvalho.