Equador: Tribunal confirma cassação dos 57 deputados
O Tribunal Constitucional do Equador confirmou nesta quinta-feira (5) a destituição dos 57 deputados que foram cassados pelo Tribunal Supremo Eleitoral (TSE).
Publicado 05/04/2007 13:49
Os juízes do Tribunal Constitucional decidiram arquivar o recurso apresentado pelo deputado direitista Pascual del Cioppo, do Partido Social Cristão.
O presidente do tribunal, Santiago Velásquez, disse que o recurso do parlamentar foi apresentado fora do prazo e não teve o respaldo de todos os deputados destituídos.
Del Cioppo queria que o Tribunal Constitucional revogasse a decisão do Tribunal Eleitoral e, além disso, punisse os juízes que cassaram os 57 deputados.
Para a deputada socialista Silvia Delgado, a decisão é uma grande derrota para as forças conservadoras do país. Ela defende, no entanto, que aqueles que apóiem o presidente Rafael Correa permaneçam atentos. “Há ainda uma estratégia da direita, um boicote ao novo governo, com o propósito de manter as vantagens que eles possuem há mais de 25 anos. Isso o povo equatoriano não vai permitir”, disse.