Edmilson discursa em homenagem aos 90 anos do Sindicato dos Metalúrgicos do Rio

O deputado federal Edmilson Valentim discursou, no dia 9, em homenagem aos 90 anos do Sindicado dos Metalúrgicos do Rio. “Nestes 90 anos de vida, a trajetória do Sindicato dos Metalúrgicos ilustra de forma requintada, a história da luta operária no Bra

Em seu discurso, Edmilson realçou a combatividade dos metalúrgicos: “Foi com a força e a organização do metalúrgicos, que conquistamos a retomada do Setor Naval”. “Quando da discussão de uma nova política para a indústria naval brasileira, o Sindicato dos Metalúrgicos do Rio teve participação decisiva na negociação com a Petrobras que garantiu a construção e montagem no Brasil por indústrias nacionais de 60 a 75% dos navios”, disse ainda.



Veja abaixo o discurso na íntegra.



Sr. Presidente, Srs. Deputados,



Venho à esta tribuna registrar os 90 anos do Sindicado dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro. A data é simbólica, pois relembra a fundação da União Geral do Metalúrgicos.



A combatividade, o fortalecimento das bases, o alto índice de representação sindical e a sintonia com os movimentos sociais na luta contra as desigualdades de renda e de direitos, são características que ajudaram a transformar o Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro numa referência nacional e internacional.



Nestes 90 anos de vida, a trajetória do Sindicato dos Metalúrgicos ilustra de forma requintada, a história da luta operária no Brasil. E até hoje, a categoria é referencial de movimentos de mobilização por todo o país. Vivemos momentos difíceis, mas enfrentaríamos todas as dificuldades novamente, pois nossos objetivos ainda são os mesmos, a busca incessante de uma sociedade mais justa e solidária.



Foi com a força e a organização do metalúrgicos, que conquistamos a retomada do setor naval, que havia sido sacrificado pelo legado neoliberal de FHC e agora em 2007 deve gerar mais de 20 mil empregos diretos no Rio de Janeiro. A intensa intervenção e mobilização política do Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro, apoiada em ações do governo Lula, motivou a retomada do setor, possibilitando a construção de novos estaleiros em todo o Estado.



Quando da discussão de uma nova política para a indústria naval brasileira, o Sindicato dos Metalúrgicos do Rio teve participação decisiva na negociação com a Petrobras que garantiu a construção e montagem no Brasil por indústrias nacionais de 60 a 75% dos navios. Estas novas regras garantiram que 13 dos 40 navios previstos fossem feitos no Estado do Rio de Janeiro, sendo 9 em estaleiros da Capital. A negociação possibilitou ainda, a criação direta de pelo menos cinco mil novos postos de trabalho nas áreas de engenharia, construção e montagem, beneficiando não apenas os metalúrgicos, mas também, os trabalhadores marítimos e empresários do setor naval.



Cito ainda, entre as bandeiras recentes do sindicato, a luta na melhoria da qualificação dos trabalhadores, ampliando o acesso a cursos profissionalizantes e de aperfeiçoamento. A categoria apoiou as medidas recentes promovidas pelo PAC, Programa de Aceleração Econômica, que buscam garantir um maior crescimento econômico do Brasil sem perder de vista os direitos dos trabalhadores. Entre as medidas defendidas, estão a definição de uma política de valorização do salário mínimo até 2023 e a adoção de medidas para desburocratizar, agilizar, informatizar e diminuir prazos para recurso em processo de licitação pública.



Todas estas lutas foram fundamentais para a consolidação do trabalho do Sindicato dos Metalúrgicos do RJ, na construção de um país com mais emprego e renda para seus trabalhadores. Por tudo isso, sempre apoiei e defendi os interesses desta importante categoria em todos esses anos de militância política. Como metalúrgico de profissão, sinto-me honrado em comemorar os 90 anos de existência deste importante sindicato.



Saúdo aqui, os companheiros metalúrgicos do Rio de Janeiro, que sob a liderança do meu companheiro Maurício Ramos, comemoram 90 anos de lutas, conquistas e vitórias.



Muito obrigado.
Deputado Edmilson Valentim (PCdoB/RJ)