PMDB e PCdoB assinam pacto eleitoral no Paraná

Visando as eleições municipais do ano que vem, as direções do PMDB e do PCdoB devem assinar no final deste mês, em Curitiba, um protocolo de intenções que institui um Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE).

De acordo com João Arruda, secretário-geral do PMDB e idealizador do protocolo, o objetivo do pacto é dar celeridade ao processo de construção das alianças eleitorais nos 399 municípios paranaenses.


 


“Vamos analisar o quadro e as condições políticas para a composição de chapas de vereadores e prefeitos conjuntamente. Em alguns municípios o PCdoB é mais forte que o PMDB e em outros nós somos mais consolidados, portanto, nada mais adequado que passemos a discutir essas situações e ganhemos tempo e energia para a campanha do ano que vem”, disse Arruda.


 


Para Milton Alves, presidente estadual do PCdoB, com a assinatura do protocolo ficará consolidada a vontade política dos dois partidos de marcharem unidos com o objetivo de ampliar espaços políticos nas câmaras e prefeituras de todo o Estado, contribuindo para o êxito da gestão do presidente Lula e do governo Requião.


 


“Trata-se de um protocolo político e programático”, afirmou Alves.


 


Os dirigentes do PMDB e do PCdoB esperam incorporar também o PT e o PV na assinatura do protocolo. Segundo eles, o documento sinalizará às militâncias dos partidos – que são a base de sustentação dos governos Lula e Requião – a necessidade de unidade de ação a partir dos municípios.