Petrobrás conta história do petróleo em exposição

Para oferecer ao brasiliense a oportunidade de conhecer de perto a trajetória rumo à conquista da auto-suficiência, a Petrobras traz à cidade a exposição “Auto-suficiência – uma caminhada de sucesso”, um mergulho informativo e sensorial na história do

Diferentes cenários percorrem a história do petróleo dos anos 50 (recuando até 1858, quando foram outorgadas as primeiras concessões para pesquisa na província da Bahia) até os dias de hoje. Em cada ambiente da exposição, há variações de temperatura, aromas e iluminação, proporcionando ao visitante uma experiência sensorial durante todo o percurso.



Conheça detalhes da exposição:
 


Ambiente 1 – “Do Pioneirismo à Criação da Petrobras”
Um mestre de cerimônias virtual (interpretado pelo ator José Wilker) conta a história do petróleo, de 1858 a 1953, com fotos do período, como a campanha popular “O petróleo é nosso” e a primeira logomarca da Petrobras. Tamém é apresentado o decreto impresso da criação da Petrobras, de 1953. Numa foto de Getúlio Vargas com a mão molhada de petróleo estará escrito “Por favor, toque”. Ao encostar a mão, a pessoa ouvirá, transmitido por um rádio antigo e com a qualidade da época, o discurso do presidente por ocasião da criação da empresa.



Ambiente 2 – A Nascente de um Sonho nos Chãos da Bahia
Este ambiente aborda os anos 60: o desafio em encontrar petróleo e os primeiros locais de exploração. Um vídeo mostra as dificuldades e superações encontradas, como a chegada de técnicos americanos, a primeira refinaria para petróleo importado (Landulpho Alves), a expansão da malha de refino dos anos 60 até os dias de hoje, a criação da Petrobras distribuidora (BR), em 1971, e seu crescimento.
 


Ambiente 3 – Ouro Negro no Fundo das Águas
Ao entrar neste ambiente, cada participante receberá um capacete de EPI (Equipamento de Proteção Individual), simulando uma plataforma em atividade, inclusive na sonorização de máquinas trabalhando, ruído de chamadas em alto falantes, apito de navio, equipamentos mecânicos funcionando. O visitante passará por uma passarela de piso metálico de grade, como nas plataformas, onde verão embaixo o mar projetado. Esta passagem será como o corredor de uma plataforma, com corrimão dos dois lados e uma pequena movimentação para cima e para baixo. O aroma predominante será o de maresia e o ambiente terá vento. A apresentação destacará a descoberta das Bacias de Campos, Espírito Santo e Santos; a evolução de antigos petroleiros em plataforma de produção, como o caso do navio-plataforma P-50, um dos grandes responsáveis pela auto-suficiência; e as inovações tecnológicas desenvolvidas para a exploração de petróleo no mar.
 


Ambiente 4 – Do Azul do Mar a um Oceano Verde
Este ambiente tem nas paredes imagens da vegetação da Floresta Amazônica, que se misturam com as inúmeras plantas e árvores verdadeiras posicionadas no local. O piso é fofo e cheio de folhas secas. É um ambiente seco e úmido, com micro gotejamento nas árvores, cheiro e sons de floresta tropical. Foram instaladas três telas para projeção com formas irregulares, como se estivessem penduradas nos galhos das árvores. O mestre de cerimônias virtual fala sobre as atividades da Petrobras na região amazônica e as dificuldades logísticas enfrentadas, além de destacar o novo ciclo de progresso que as operações levam à região.
 


Ambiente 5 – A Inovação Ampliando Horizontes
Esse espaço é como um laboratório de alta tecnologia. O carro da equipe Williams F1 está presente e o mestre de cerimônias virtual destaca o desenvolvimento em tecnologia da Petrobras, a importância da integração de tecnologia e ecologia, a ampliação da rede de dutos (tubulações) e a importância da Gasolina Podium. Numa das paredes, é projetada a maquete virtual do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da Petrobras (Cenpes).
 


Ambiente 6 – A Petrobras que se Expande Para o Mundo
A expansão da Petrobras por áreas remotas do território brasileiro é destaque neste espaço, além do crescimento da rede de postos, dos terminais aquaviários e terrestres, a ida para o exterior alcançando a projeção internacional dos dias de hoje, com destaque para a importância e a presença do petróleo em nosso cotidiano. Uma mesa se transforma num grande mapa mundi interativo ao toque da mão. Neste mapa estão sinalizados todos os países em que a Petrobras atua. No Brasil é possível navegar virtualmente e observar todas as unidades da Petrobras. Em seguida surge no canto da tela um menu com três ícones, onde a pessoa pode optar entre “Malha da Transpetro”, “Rede de Postos BR” e “Petrobras e Você”.
 


Ambiente 7 – Um País Renovando Energias
Na parede deste ambiente há um grande painel com um mosaico de informações e imagens das novas energias: biodiesel, gás natural, energia eólica, entre outras, mostrando o processo de fabricação do combustível. São exibidas também amostras de matérias primas dessas energias como grãos de mamona, soja, girassol, etc.
Para mostrar que a Petrobras é a empresa líder em investimentos em patrocínios a projetos sociais, ambientais, esportivos e culturais, o mestre de cerimônias apresenta um panorama das conquistas da Petrobras nestas áreas, com um grande mosaico dos projetos patrocinados.



Serviço:
Escolas que queiram agendar visitas de grupos podem marcar pelos telefones 3216-1771/1772 no Serviço de Atendimento ao Público da Câmara dos Deputados. As visitas agendadas acontecem diariamente, das 9h30 às 16 horas, inclusive aos sábados, domingos e feriados.



Agência Câmara