Secretário de Cultura do Maranhão apresenta metas para o ministro Gilberto Gil

“A política cultural do governo Jackson Lago apresenta uma demanda clara  de inclusão do estado de forma mais nítida no sistema nacional de cultura”, disse o ministro da Cul

“Os primeiros movimentos do Maranhão na área da cultura mostram uma aproximação forte com a nossa gestão. É muito positivo o ânimo do governador Jackson Lago e do secretário Joãozinho Ribeiro no enfrentamento da questão da cultura”, afirmou o ministro.
Na pauta, prioridade para projetos do Plano de Metas do governo estadual, como o São João 2007 e o Memorial João do Vale, convites e compartilhamento de informações. “A gente sai muito animado com o acolhimento não só dos pleitos, mas do próprio entendimento de como construir políticas públicas para o setor”, avaliou o secretário.
Joãozinho convidou o ministro para abrir o primeiro Fórum Estadual de Economia da Cultura e para estar presente na reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), prevista para junho. Nessa ocasião, deve ser anunciado o registro do bumba-meu-boi como bem imaterial. “No fórum vamos aprofundar e disseminar o princípio de que a cultura  no governo Jackson Lago integra de fato a agenda de desenvolvimento do Maranhão. Além da alegria e da  identidade, ela deve ser geradora de emprego e renda”, expôs o secretário.
A proposta da secretaria de lançar editais regionalizados que estimulem a parceria público-privada também foi bem recebida, por convergir com as políticas do ministério e com os   conclusões do Fórum de Investidores Privados em Cultura, que aconteceu no início da semana, em São Paulo.
O secretário de Políticas Culturais, Alfredo Manevy, também acenou para uma maior  participação do Maranhão nos projetos da Funarte (Fundo nacional da Arte). Quanto à viabilização do projeto Memorial João do Vale, Joãozinho obteve um compromisso de empenho do secretário-executivo do ministério, Juca Ferreira.