Jandira reestréia programa de TV com debate sobre aborto

O Olho no Olho reestréia neste domingo, dia 13 de maio, às 11h30, na CNT/JB, com uma entrevista com o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, onde será debatido um dos maiores problemas de saúde pública no Brasil: o aborto, assunto bastante polêmico po

No programa, Jandira Feghali se solidarizou com a posição do Ministro de que o aborto é uma questão de saúde pública e lembrou a ele o compromisso assumido, durante a posse: fortalecer a Política Nacional dos Direitos Sexuais e Reprodutivos, na qual se inclui a atenção ao abortamento inseguro, hoje a quarta causa de mortalidade materna.



Por meio de estatísticas do SUS, o ministro José Gomes Temporão comprovou que o aborto é mesmo uma questão de saúde pública: no ano passado, o SUS realizou 220 mil curetagens pós-aborto em sua rede e contabilizou a morte de 150 mulheres.



Algumas mulheres que se submetem a abortos em clínicas clandestinas já chegam para o atendimento no SUS sem útero, com perfuração de peritônio, de intestino e com infecção generalizada. Enfim, morrendo pelas mãos da indústria clandestina do aborto.




Lei



A ex-deputada federal Jandira Feghali é autora da lei que descriminaliza o aborto, por evidência clínica, em casos de feto anencéfalo (sem cérebro). O projeto de lei 4403/2004 acrescenta inciso no Artigo 128 do Decreto Lei 2848 de 7 de setembro de 1.940 do Código Penal.