Parlamento do Mercosul terá rodízio na presidência

Os deputados e senadores integrantes do Parlamento do Mercosul aprovaram nesta terça-feira (8) o sistema de rodízio para o mandato da atual Mesa Diretora, eleita na primeira reunião de trabalho do novo órgão, na segunda-feira (7). Por consenso, ficou deci

Em seguida, assume o deputado uruguaio Roberto Conde até dezembro deste ano, depois é a vez do deputado argentino Alberto Balestrini, com mandato de dezembro de 2007 a junho de 2008 e, por fim, assume o deputado Dr. Rosinha (PT-PR) até dezembro de 2008, quando haverá eleição da nova Mesa Diretora para mandato de dois anos.



O rodízio das presidências do Parlamento coincidirá até dezembro de 2008 com as presidências pro tempore do Mercosul pelos quatro países-membros pleno do bloco.
Carta de Montevidéu



Em seguida, os parlamentares aprovaram a Carta de Montevidéu, proposta da delegação do Brasil. O documento reitera que o novo parlamento é um espaço de integração independente e autônomo, comprometido com a preservação da paz, com a democracia e com a defesa dos direitos humanos e de políticas públicas que promovam o desenvolvimento sustentável do Mercosul.


Fonte: PT