PT Capixaba muda secretário estadual de Organização: sai Dudé e entra Rodrigo Coelho.
Atarefado como secretário de Relações Institucionais da Prefeitura de Vitória, José Roberto Correia do Nascimento (Dudé), resolveu pedir afastamento do cargo de Secretário de Organização do Diretório Regional do Partido dos Trabalhadores no Espírito Santo
Publicado 10/05/2007 10:43 | Editado 04/03/2020 16:43
Por: Ilauro Oliveira
Atarefado como secretário de Relações Institucionais da Prefeitura de Vitória, capital do ES, José Roberto Correia do Nascimento (Dudé), resolveu pedir afastamento do cargo de Secretário de Organização do Diretório Regional do Partido dos Trabalhadores no Espírito Santo por incompatibilidade de funções. Com isso, Rodrigo Coelho assume o cargo com o compromisso de organizar a sigla no estado e prepará-la, sobretudo, para os próximos embates eleitorais em 2008.
Rodrigo Coelho é de Bom Jesus do Norte, Sul do estado, e foi coordenador da campanha que reelegeu o deputado estadual Carlos Casteglione (PT), atualmente secretário de Trabalho, Asssistência e Desenvolvimento Social do Governo Paulo Hartung (PMDB).
Na entrevista abaixo, o novo secretário de Organização do PT no Espírito Santo diz que o tema reeleição ainda não foi tratado internamente, mas que, pessoalmente, defende o projeto: “Em Castelo, por exemplo, o prefeito Cleone transformou muitas coisas, fez a cidade ainda mais bonita; e o prefeito Edelson rompeu 66 anos de um mesmo grupo político à frente da prefeitura de Iconha…,Entã o, esses avanços têm que continuar”.
Como ocorreu a sua escolha?
As vagas na Executiva são distribuídas entre as chapas que disputaram eleição no PED (Processo de Eleições Diretas) do PT que aconteceram em 2005. Portanto a indicação é feita pelos componentes da chapa que ele pertencia… .Também é necessário que o postulante seja membro do Diretório. Como eu pertencia a chapa e sou membro do Diretório, houve a indicação para substituir o Dudé.
E quando aconteceu essa decisão de maneira oficial?
Nesta segunda-feira foi comunicada à Comissão Executiva Estadual, reunida no Centro de Formação Martin Lutero, em Vitória, que eu assumiria a Secretaria de Organização.
Qual será a sua função a partir de agora?
O meu trabalho é cuidar das questões da organização do PT no Estado e acompanhar e ajudar a organizar nos municípios, dentre as atribuições está a formação de comissões provisórias onde não tem.
Até quando você fica no cargo?
O cargo vai até 2008, mas como é ano de eleições esta data pode ser alterada, principalmente porque esse ano tem o 3º Congresso do PT, a alteração da data do próximo PED que é quando se renovam os mandatos pode ser alterada no próprio congresso.
Muda alguma coisa dentro do PT com essa alteração?
Provavelmente não… Dudé é do nosso grupo…Vamos manter a linha de atuação.
Mas o Casteglione ganha porque terá alguém mais ligado a ele ocupando uma função importante no PT.
Realmente sou próximo dele, inclusive coordenei a sua campanha de reeleição, mas o partido é coletivo e as questões pessoais não estão em pauta neste momento em que precisamos preparar o PT para o futuro.
E nesse caso as metas principais seriam quais?
Organizar o PT nos municípios, mas nós vamos construir um plano com outros membros da executiva estadual. Não vamos trabalhar sozinho, vamos trabalhar juntos para construir o PT, e se possível, envolvendo os diretórios e comissões provisórias municipais.
Existe algum município que exige maior atenção?
Eu estou conhecendo a secretaria e a realidade geral do PT para poder fazer um plano de ação. Todos têm necessidades, são diferentes e não dá para medir qual tem maior ou menor, vamos tentar atender ao máximo possível os nossos municípios.
O PT no estado está divido: um grupo que defendeu a entrada no governo, e outro grupo não queria. Essa divisão dificulta o seu trabalho?
Espero que não… Vamos unir esforços de todos os grupos do PT para o bem do partido, essa é minha disposição.
A ida do Casteglione para o governo, causou uma certa desarticulação num grupo que era bem próximo dele aqui em Cachoeiro de Itapemirin no sul do ES e que acabou sendo contra. Como trabalhar com isso para construir uma candidatura para 2008?
O Casteglione é a melhor pessoa para responder essa pergunta, mas eu conheço as pessoas as quais você se refere e são pessoas pelas quais nós temos amizade e admiração. O afastamento se deu mais no plano estadual, imagino, em Cachoeiro as coisas vão ser tratadas pelo conjunto do PT, essa é a prática e cultura dos nossos companheiros aqui.
Então a divisão será superada?
Para o bem do PT e da sociedade capixaba, nós vamos superar divisões, até porque estamos falando de pessoas companheiras, as divergências pontuais que possam existir não são mais fortes do que aquilo que nos une.
As reeleições dos prefeitos petistas serão tratadas como prioridade?
Claro que sim, essa é minha opinião. O PT discutirá a questão de prioridades ainda, formará um Grupo para acompanhar o processo eleitoral, mas não vejo como não tratar a reeleição dos nossos prefeitos como prioridade. Aqui no Sul nós temos dois prefeitos, o Edelson Paulino em Iconha e o Cleone Gomes do Nascimento em Castelo, e não dá como não tratá-los como prioridade. E eles estão trabalhando muito por seus respectivos municípios e nós temos que ser solidários com eles.
Em Castelo, por exemplo, o prefeito Cleone transformou muitas coisas, fez a cidade ainda mais bonita, e o prefeito Edelson rompeu 66 anos de um mesmo grupo político à frente da prefeitura de Iconha…,Entã o, esses avanços têm que continuar e isso tem que ser compartilhado pelo PT. Mas repito, essa é minha opinião pessoal e esse tema (reeleição) não foi tratado no PT ainda.