Filho de ex-Governador João Alves (DEM-SE) é preso na Operação Navalha
Em mais uma operação, a Polícia Federal prende 43 acusados de fraudes em obras públicas, em 9 estados e o Distrito Federal.
Publicado 17/05/2007 14:05 | Editado 04/03/2020 17:21
A Polícia Federal já prendeu nesta quinta-feira, 17, durante a “Operação Navalha” 43 pessoas acusadas de fraudes em obras públicas. A operação iniciou hoje pela manhã e atuou nos Estados de Sergipe, Alagoas, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Pernambuco, Piauí, Maranhão, São Paulo e no Distrito Federal.
Em Sergipe foram presos o filho do ex-governador João Alves Filho (DEM-SE) com a Senadora Maria do Carmo (DEM-SE), João Alves Neto. Ele já está sendo encaminhado a Brasília. O segundo em poder da PF é o Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Flávio Conceição. O terceiro que tem mandado de prisão expedido é o ex-deputado e ex-Secretário do Governo João Alves, Ivan Paixão (PPS). Ele está em Ribeirão Preto, interior de São Paulo.
Segundo a PF, a empresa Gautama, em Salvador, operava a organização criminosa infiltrada no governo federal e em governos estaduais e municipais. O objetivo da quadrilha, de acordo com a Polícia Federal, era a obtenção de lucros através da execução de obras públicas, organizada e estruturada para a prática de variados delitos, como fraudes em licitações, corrupção passiva e ativa, tráfico de influência e lavagem de dinheiro.
O esquema criminoso visava em primeiro lugar, garantir o direcionamento de verbas públicas, no âmbito federal e estadual, para obras de interesse da organização; em segundo lugar garantir a vitória em certames licitatórios de empresas por ela patrocinadas e, por fim, assegurar a liberação de pagamentos de obras superfaturadas, irregulares ou mesmo inexistentes.
Operação pode envolver também o ex-Governador João Alves (DEM)
Em uma das conversas telefônicas, interceptada pela Polícia Federal, aparece alguém dizendo que João Alves Neto precisava de doação para a campanha. A campanha seria a da reeleição do governador João Alves Filho (DEM), pai do empresário.
Com agências